02 dezembro 2013

Cappuccino Pavlova


Cappuccino Pavlova



Até um tempinho atrás tinha trauma de fazer suspiros. Depois de ter errado algumas vezes desisti de tentar até que, lembrando de um pedido feito também há algum tempo pela minha filha quando essa era pequenininha quando assistimos juntas a um programa da Nigella o qual ela ensinava a fazer uma Pavlova, resolvi procurar essa tal receita na internet e arriscar.

A receita não só deu certo como virou uma prática recorrente toda vez que sobram claras de ovos de outros preparos.
Certo que pavlova não é necessariamente e somente um suspiro. Sua textura interna é mais úmida e macia em contraste com a superfície que tem uma casquinha quebradiça e mais seca. 

Mas o que me encanta além de tudo nesse doce é sua característica de ser um coringa. Mudando alguns ingredientes e eis que surge um sabor diferente. Também é possível fazer múltiplas variações de coberturas - desde chantilly, creme inglês, sorvetes, frutas - até nas caldas e guarnições.

Outra vantagem? O preparo da pavlova de véspera e a montagem somente na hora de servir trás um ar de festa à sua sobremesa. Faz bonito sem dar muito trabalho.

Hoje trago então uma variação da mesma receita da Nigella que para mim virou a base para outras futuras interpretações. Como o sabor cappuccino deu um perfume e um sabor tão marcantes, desta vez só uma bola desse sorvete e raspas de chocolate já bastaram. 

Olhe só como ficou.


Cappuccino Pavlova

Cappuccino Pavlova
(renderam 6 unidades de 15 cm de diâmetro)

Ingredientes
4 claras de ovos em temperatura ambiente
1 pitada de sal
250 g de açúcar refinado peneirado
2 colheres (chá) de amido de milho
1 colher (chá) de vinagre de vinho tinto (pode ser branco também)
1 colher (sopa) de chocolate em pó - não use achocolatado
2 colheres (chá) de café em pó solúvel
1/2 colher (chá) de canela em pó


Cappuccino Pavlova



Preparo
Na batedeira elétrica e em velocidade média bata as claras com a pitada de sal até quase o ponto de neve. Aumente a velocidade para alta e vá pulverizando bem aos poucos o açúcar enquanto bate. Quando atingir o ponto de picos bem firmes (quando ao pegar um pouco do merengue com uma colher o pico que se formar fique em pé, não caia para os lados) adicione o amido, o vinagre, o chocolate, o café e a canela. Bata até combinar.

Preaqueça o forno a 180 graus.

Forre o fundo de assadeiras com papel manteiga e disponha porções da massa guardando uma boa distância entre elas. Use as costas da colher para dar o formato arredondado. Se preferir pode colocar o merengue num saco de confeitar e desenhar círculos com ele.

Leve para assar por aproximadamente 1 hora e meia. A temperatura ideal para assar é de 150 graus, porém, se seu forno assim como o meu não dispuser de temperatura mais baixa que 180 graus, deixe a porta entreaberta ou abra de vez em quando para expulsar o excesso de calor.

Aguarde esfriar para guardar em potes fechados.

Para servir como na foto, coloque uma bola de sorvete (usei esse de beijinho de coco ) em cima de cada pavlova e raspas de chocolate meio amargo. 

Bom apetite!


2 comentários :

  1. Que delícia! Adorei!
    Já comi uma pavlova deliciosa de amêndoas com calda de chocolate. Maravilhosa!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!