05 dezembro 2013

Biscoitos "Nilla Wafers" caseiros



Biscoitos "Nilla Wafers" caseiros

A estória dessa receita veio no caminho de outra que virá amanhã pois esses biscoitos fazem parte do preparo da mesma.

Nilla Wafers nada mais são que biscoitos crocantes amanteigados. Não são comercializados normalmente no Brasil - talvez possam ser achados em alguns pontos de venda de importados - então fui atrás de uma receita na internet para tentar chegar o mais próximo possível do resultado pretendido.


O truque? Como todo amanteigado, deve ser mantida uma distância grande entre os biscoitos quando a massa é colocada crua na assadeira. Biscoitos que levam manteiga, não importa em que quantidade dessa for utilizada, devem seguir essa regra. No mais, o tempo de forno vai de temperatura baixa até eles adquirirem uma tonalidade levemente dourada. 

Outra coisa a ser observada é que parecem moles ao saírem do forno, porém ficam mais crocantes depois que esfriam. Portanto, se forem deixados um tempo a mais do que o ponto certo ficarão mais duros.

Nunca comi os Nilla Wafers originais e portanto não poderia dizer que esses caseiros parecem os industrializados. O que posso garantir é que são bem gostosos, o sabor fica entre os biscoitos champanhe e os chamados "mentirinha".

Não perca amanhã a receita onde esses biscoitos foram utilizados.


Biscoitos "Nilla Wafers" caseiros


Biscoitos "Nilla Wafers" caseiros
(renderam 30 unidades)

receita adaptada DAQUI

Ingredientes
80 g de manteiga sem sal
1 pitada de sal
1 e 1/4 xícara (chá) de açúcar refinado
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 ovo grande
1 colher (sopa) de leite
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
3/4 colher (chá) de fermento químico - para bolos


Biscoitos "Nilla Wafers" caseiros

Preparo
Preaqueça o forno a 180 graus. Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga.

Bata na batedeira elétrica a manteiga com o sal, o açúcar e a baunilha até obter um creme esbranquiçado. Sem parar de bater, acrescente o ovo, depois o leite e por fim vá pulverizando enquanto bate a farinha misturada com o fermento até finalizar e obter uma mistura homogênea.

Coloque a massa em um saco de confeitar com bico liso ou apenas corte com a tesoura a ponta desse. Se não tiver em casa, pode utilizar um saco pequeno e bem limpo.

Disponha pequenas porções (mais ou menos de uns 3 cm de diâmetro) da massa na assadeira pré preparada. Deixe BASTANTE ESPAÇO entre os biscoitos. Leve para assar até ficarem com a superfície firme ao toque porém não dura demais e com uma coloração levemente dourada nas bordas.

Retire do forno e aguarde uns minutos até que esfriem um pouco para removê-los da assadeira. Faça esse procedimento com o auxílio de uma espátula ou faca. Coloque sobre uma gradinha até esfriarem totalmente para depois guardá-los em pote com tampa.

Bom apetite!


2 comentários :

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!