16 agosto 2013

Bolo de mexerica e limão siciliano

Bolo de mexerica e limão siciliano

Todo ser humano tem suas aptidões. Em alguns, elas aparecerem em diversidade e não propriamente em destaque. Em outros, os eleitos ou privilegiados pelas mãos do destino, basta uma delas estar acima da média para colocá-los em posição de destaque e até mudar os rumos da humanidade com suas descobertas ou suas contribuições.

Sou uma pobre mortal, faço parte do primeiro grupo. Não faço nada tão bem para arrancar um ÓÓÓ das pessoas, mas tento fazer as coisas que gosto com o maior capricho e dedicação possível.

Dentre as minhas aptidões - que confesso sem falsa modéstia - está a de fazer bolos. Lembro-me de só ter errado um na vida e foi por conta de um fermento cuja marca nunca tinha usado. De resto, acerto todos e acaba acontecendo que quanto mais faço, melhores ficam. Coisas de treino, de aprimoramento, de hábito, sei lá.

Não tenho predileção por tipo de bolos, depende muito da ocasião. Tem horas que gosto dos mais recheados e cobertos e melados possíveis. Outras quem fala mais alto é meu lado natureba, gosto dos que levam açúcar mascavo ou mel e farinha integral. E outras horas, ou melhor, em dias que a temperatura abaixa pra valer e dá vontade de tomar um chazinho bem reconfortante o melhor bolo para mim é aquele bem simples, bem básico.
Porém, bolo básico ou simples pode ter um diferencial, como não? Pois foi com o meu faro de boa boleira que havia anotado a receita de um blog que admiro desde há muito e de onde já retirei receitas ótimas, o "Comida de Quinta" da minha muito querida (e mamãe recente) Tatiane

Bem, o perfume das frutas já começa a invadir a casa antes mesmo de ir ao forno. O resultado é um bolo amanteigado na medida certa, com uma textura firme porém macia e um contraste de sabor azedinho muito bem vindo.

Aproveite o fim de semana e faça para deixar seu café da manhã ou chá da tarde mais saboroso.


Bolo de mexerica e limão siciliano


Bolo de mexerica e limão siciliano


Bolo de mexerica e limão siciliano
(fôrma retangular para bolo inglês 23 x 10 cm)

receita original DAQUI

Ingredientes
>bolo
2 xícaras (chá) de farinha para bolo (*)  - peneiradas
1 e 1/2 colher (chá) de fermento químico - para bolos
1 pitada de sal
1 xícara (chá) de açúcar peneirado
raspas da casca de 1 mexerica - usei a Verona
raspas da casca de 1 limão - usei siciliano
120 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (amolecida)
4 ovos grandes em temperatura ambiente
1/4 xícara de suco de mexerica - usei a Verona
suco de 1/2 limão - usei siciliano

(*) em cada xícara coloque 1 colher de sopa de amido de milho e depois complete com a farinha
>calda
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de suco de mexerica - usei a Verona
suco de 1/2 limão - usei siciliano


Bolo de mexerica e limão siciliano

Preparo
>bolo
Preaqueça o forno a 180 graus.

Coloque em uma tigela a farinha para bolo com o sal e o fermento. Reserve. Junte em 1 copo os sucos de mexerica e limão. Reserve também.

Coloque o açúcar e as raspas na tigela da batedeira. Esfregue ambos com as mãos para soltar os aromas. Adicione a manteiga e bata na batedeira até virar um creme fofo e claro. Adicione os ovos, um a um. Agora, acrescente a farinha com os sucos sem parar de bater, intervalando os dois (um pouco de um, um pouco do outro até terminar). Bata por mais um minutinho, desligue a batedeira e despeje a massa em fôrma untada com manteiga e enfarinhada.

Leve para assar até ao espetar um palito no meio do bolo esse saia seco. Aguarde uns 15 minutos (ou até amornar) e desenforme sobre o prato de servir.

>calda
Coloque o açúcar e os sucos em uma panela de fundo grosso. Mexa com uma colher até dissolver por completo e não mexa mais. Leve ao fogo alto e quando ferver, abaixe para fogo médio. Deixe cozinhando até engrossar um pouco, mais ou menos uns 5 minutos. 

Apague o fogo e vá despejando cuidadosamente pela superfície do bolo e laterais com o auxílio de uma colher. Aguarde pelo menos uma meia hora antes de servir para essa calda ser absorvida.

Nota: o ponto da calda pode variar de acordo com o tempo de cozimento. Se quiser que ela penetre mais no bolo, não deixe ficar como a minha, que está mais próxima de um caramelo pois minha intenção foi dar esse efeito mais espelhado. 

Bom apetite!

3 comentários :

  1. Adoro assim os bolos simples, são sempre tão bons!

    ResponderExcluir
  2. Meu ponto fraco, Bolo novinho na cozinha. Adoro com sabores cítricos assim. Bom final de semana

    ResponderExcluir
  3. Que bolo lindo, deve ser delicioso !!!!!!!
    Bj

    www.receitasselecionadas.com

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!