28 dezembro 2012

Bolo de frutas secas

Bolo de frutas secas

Olá, como estão todos? Como passaram de Natal? Espero que bem!

Aqui no Hemisfério Sul anda fazendo um calor absurdo. Passamos o nosso, em família, com a "agradável" temperatura de 41 graus Celsius!!

Por falar em Natal, ganhei de presente da minha parceria com a Editora Cooklovers um exemplar do livro "Bolo de Avó", o qual também havia sorteado aqui para os queridos leitores do Caldeirão. Como havia falado anteriormente, o livro tem "60 receitas fáceis, econômicas e com gosto de infância" como seu subtítulo. Para uma "boleira" como eu foi extremamente difícil escolher uma delas para estrear meu livro. Mas, como eu gosto de achar justificativa para tudo, havia encontrado e comprado umas cranberries secas, o que não é muito frequente de se achar aqui no Brasil além de um tanto de outras frutas secas, sem saber ao certo qual utilidade teriam.


Pois foi esse meu impulso que me fez selecionar a receita do livro chamada "Bolo de Natal". Afinal, além do emprego dos meus insumos havia também o fato de que era para o Natal. Bingo!

Ao ler os ingredientes fiquei insegura com a quantidade de açúcar e o fato de que ainda levava leite condensado na massa. Ainda assim apostei na receita, mas provei da massa crua para me certificar se deveria fazer alguma alteração a tempo. Estou explicando isso para os que ficarem inseguros como eu fiquei. Honestamente ficou perfeito, doce, macio e saboroso na medida certa.

Então segue a receita. Na original pedia frutas cristalizadas e uvas passas, mas alterei conforme as frutas secas que havia comprado. Portanto, se for difícil encontrar as que usei, fica a dica para a substituição.

Livro: "Bolo de Avó- 60 receitas fáceis, econômicas e com gosto de infância!"
Onde encontrar: Livraria Mundo Gourmet



Bolo de frutas secas


Bolo de frutas secas
(fôrma de furo central com 25 cm de diâmetro)

Ingredientes
>bolo
200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de açúcar mascavo
4 ovos (claras e gemas separadas)
1 lata de leite condensado
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1 colher (sopa) de fermento químico em pó - para bolos
2 xícaras (chá) de frutas secas diversas - usei cranberries, uvas passas brancas, mirtilos frescos (blueberry), noz pecã e castanha do pará picadas
>cobertura
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
3 colheres (sopa) de suco de limão (ou mais se necessário)


Bolo de frutas secas


Bolo de frutas secas

Preparo
>bolo
Pré aqueça o forno a 220 graus. Bata as claras em neve e reserve.
Usando uma batedeira elétrica, bata a manteiga com o açúcar mascavo até obter um creme fofo. Adicione as gemas uma a uma. Adicione aos poucos o leite condensado intervalando com a farinha e o fermento (um pouco de um, um pouco do outro até terminar). Desligue a adicione as frutas secas passadas em um pouco de farinha de trigo. Adicione as claras em neve mexendo delicadamente com movimentos de baixo para cima até homogeneizar a massa. Despeje na fôrma untada e enfarinhada até espetar um palito no meio do bolo e esse sair seco. Espere amornar para desenformar.

>cobertura
Misture o açúcar com o suco de limão dissolvendo até formar uma pasta. Quanto mais espesso mais ficará sólido e seco na superfície do bolo, portanto pode ser necessário acrescentar mais açúcar ou mais suco de limão nessas proporções.

Despeje sobre a superfície do bolo, deixando escorrer pelas laterais. Se gostar, enfeite com algumas nozes ou outras frutas secas. 

9 comentários :

  1. Sandrinha ficou divino, digno dos deuses mais exigentes, rsss.
    Feliz 2013.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha de bolo, ficou com um aspecto mesmo muito bom!

    ResponderExcluir
  3. REALMENTE ESTÁ FAZENDO MUITOOOOOO CALOR!!!
    DELÍCIA!!!!

    FELIZ ANO NOVO!!!!
    E QUE VC REALIZE TODOS OS SEUS SONHOS!!!!
    MUITA SAÚDE, PAZ E FELICICADES!!!!

    BJS...

    ResponderExcluir
  4. Uma delícia muito a propósito.

    Desejos de um 2013 repleto de sucessos e realizações pessoais e profissionais... com tudo de bom.

    Bjnhos e boas entradas.

    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Gente... Tô bege. O bolo ficou lindo. A calda deu um toque muito especial. Feliz 2013! Paula

    ResponderExcluir
  6. Oi Sandra, tudo bem?Eu adoro esse tipo de bolo e essa cobertura com caldo de limão ficou dimais.Quero te desejar um 2013 repleto de paz, amor, nião e prosperidades.Te desejo tudo de melhor querida.Beijos e um lindo domingo.

    ResponderExcluir
  7. Meu amorzinho, estou encantada com esse bolo. Vou levando a receita e tão logo eu o faça, corro aqui pra te contar tudinho. Fico imaginando q livro precioso é esse....adorei!
    Bjos mil

    ResponderExcluir
  8. Meu amorzinho, estou encantada com esse bolo. Vou levando a receita e tão logo eu o faça, corro aqui pra te contar tudinho. Fico imaginando q livro precioso é esse....adorei!
    Bjos mil

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!