06 agosto 2012

Caneloni de ricota e fondue de tomate

Falei que ia passar a receita dos canelonis que tivemos que montar na atividade com os blogueiros nessa postagem >>aqui<<.

Pois bem, tudo já estava pronto na bancada, houve uma pré preparação da equipe do chef Sylvain, que nos ensinou e demonstrou apenas como era a montagem do prato.

Segue a receita conforme recebemos. Fiz uma interpretação para facilitar a execução caseira. Caso não queira fazer a massa fresca, pode comprar pronta. Mas o que recomendo é a adição da hortelã no recheio, ou, como falou o chef francês, usando uma expressão que ele adotou aqui no Brasil por achar adequada, o "pulo do gato", ou o toque que faz a diferença.

Um prato bem simples, mas que justamente por essa razão deve ser feito escolhendo ingredientes de boa qualidade. Atenção para o molho sem muito tempero, justamente para não mascarar o sabor dos tomates. Vamos lá?




Cannelloni au Brocciu (caneloni de ricota e espinafre com fondue de tomate)
(4 pessoas)

Ingredientes
>massa
150g de farinha de trigo peneirada
1/2 clara de ovo
5 gemas
>recheio
500g de ricota fresca
1 ovo
1 punhado de hortelã
2 punhados de folhas de espinafre bem lavadas
sal
pimenta do reino moída na hora
>fondue de tomates
4 tomates maduros
1 ramo de tomilho
flor de sal a gosto (ou sal comum)
20 ml de azeite
1 pitada de açúcar

Preparo
>massa
Coloque a farinha em um recipiente grande, incorpore as gemas e a 1/2 clara de ovo inicialmente usando a ponta dos dedos. Quando a massa estiver homogênea, coloque sobre uma bancada e trabalhe com a palma das mãos empurrando e puxando para si. Se a massa estiver muito seca, adicione mais uma gema e torne a trabalhá-la. Embrulhe em filme plástico e deixe na geladeira descansando por aproximadamente 1 hora antes de utilizar.
Abra essa massa usando um rolo ou cilindro próprio na espessura de 2 mm (bem fininha). Corte em retângulos de 12 x 8 cm. Mergulhe cada um deles rapidamente em água fervente e salgada e em seguida passe-os por uma mistura de água com gelo. Coloque-os ente dois panos limpos por 15 minutos.

>recheio
Em uma panela, aqueça um fio de azeite e refogue as folhas de espinafre ligeiramente. Aguarde esfriar um instante, esprema bem e pique com uma faca.
Em uma tigela, amasse a ricota, acrescente o ovo e misture bem. Adicione o espinafre e as folhas de hortelã grosseiramente picadas. Coloque sal e pimenta a gosto. Misture e reserve.

>fondue de tomates
Lave os tomates e mergulhe-os em água fervente rapidamente e retire as peles. Corte-os em 4 partes no sentido do comprimento e retire as sementes. Coloque-os em uma vasilha, acrescente o azeite, sal, o tomilho e o açúcar. Mexa e deixe repousar por aproximadamente 15 minutos.
Aqueça uma panela de fundo grosso, coloque esses tomates e deixe-os cozinhando em fogo muito baixo por mais ou menos 1 hora, até adquirir consistência de purê. Mexa de vez em quando para não queimar.

Montagem
Disponha uma porção do recheio em formato cilíndrico sobre cada folha de massa, no sentido maior (12 cm). Enrole bem apertado, de forma a moldar e conseguir cilindros perfeitos. Coloque-os em uma assadeira, pincele um pouco de azeite e salpique queijo parmesão ralado. Leve ao forno baixo por uns 10 minutos para aquecer.

Coloque uma porção do fondue de tomates no centro de cada prato. Use uma fôrma como guia. Coloque dois canelonis em cada prato e com o auxílio de 2 colheres, faça bolinhos com o recheio e disponha ao lado dos canelonis. Decore com um fio de azeite e ramos de manjericão.


Sirva a seguir. Bom apetite!

crédito das imagens: 2Pro Comunicação

12 comentários :

  1. FICOU UM PRATO BEM CHIQUE ,GOSTO MUITO DE CANELONI E ESSE DEVE TER FICADO MARAVILHOSO.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderExcluir
  2. Que oportunidade participar deste evento! Obrigada por dividir a receita com a gente!
    Vc está linda de chef :)
    Bjão
    Tania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tania, nós vamos também estar em um evento juntas!!! Não vejo a hora. Super beijo!

      Excluir
  3. O evento deve ter sido show! E os cannellonis ficarm lindos. Adorei o detalhe da hortelã. Em junho fizemos cannelloni no desfio Daring Cooks, muito parecido com esse, claro sem todo o requinte do fondue de tomates rsrs. Ainda não publiquei mas o farei em breve. A massa caseira não tem mesmo comparação, né? Parabéns Sandra, vc esta cada vez mais profissional!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Re, eu só montei, mas os toques do chef são muito legais. Quem me dera fazer uma formação em gastronomia. Sabe que ainda ando atrás da farinha de arroz para fazer o teu pão tigre? Não encontrei...
      Beijão querida

      Excluir
  4. Adorei a receita. Tenho certeza que a hortelã do recheio faz toda a diferença.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kati, faz mesmo viu, o chef sabia das coisas. Beijão querida!

      Excluir
  5. Hummmmmm, esses canelonis devem ficar divinos...o hortelã com a ricota combinam muito bem, pude comprovar isso quando fiz a receita das panquecas que está hoje no blog, o conjunto da obra toda...espetacular!
    Sua foto ficou muito bonita, uma verdadeira "chef"!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu Ra, eu gostei amiga. Agora, aquela cozinha da faculdade Estácio, menina, babei, queria estudar lá...rsrs
      Beijão querida

      Excluir
  6. Oi Sandra, fiquei muito feliz ao abrir as mensagens do meu blog e te vi por lá, adorei.Mas vamos combinar hein, que prato delicioso.Ficou perfeito.Beijos e tudo de bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Léia querida, eu sou uma pessoa passeadeira, gosto de visitar azamigas, mas estou na organização de um evento, vou contar a respeito essa semana. Por isso não ando com tempo de estar mais próxima, viu?
      Beijão e obrigada pelo seu comentário

      Excluir
  7. Sandrinha demais da conta com toda certeza o hortelã deve ter dado um toque delicioso ao recheio, hum...
    bjo

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!