24 julho 2012

Bolo de abóbora com coco

Usamos aqui a gíria "bem bolado" para nos referirmos a algo que surgiu a partir de uma ótima ideia. No caso do título do livro "Doce Brasil bem bolado" essa expressão tem um duplo sentido: tanto é a tal da boa ideia como também faz uma brincadeira do "bolado" com os bolos que o livro apresenta.


O "Doce Brasil", no caso, é representado não só pelo trabalho caprichado e criativo da confeitaria artística de Otavia Sommavilla retratando temas e paisagens brasileiras, mas também pela originalidade de usar os nossos sabores para as massas e recheios dos bolos, obra da conhecida chef Morena Leite. Além disso o livro apresenta as técnicas e receitas de decoração de bolos: o glacê real, a pasta americana (e seus similares pasta de coco e mel), a pastilhagem, a massa elástica, enfim, todas as dicas com passo a passo para executar um belo trabalho de confeitaria.


E os bolos? Que delícia sair do lugar comum e poder executar um com sabor de erva mate, ou castanha portuguesa, ou capim cidreira, doce de leite, mangaba, garapa, limão cravo, castanha de cajú e outros tantos sabores de dar água na boca.


Busquei uma receita de bolo para um chá. Não me aventurei (ainda) pela decoração e acabei escolhendo um que usa uma combinação que adoro, o doce de abóbora com coco. Maravilhoso!


Livro: "Doce Brasil Bem Bolado"
Morena Leite e Otávia Sommavilla/ Editora Boccato
Onde encontrar
Confraria Cooklovers
Livraria Gourmet




Bolo de abóbora com coco
(fôrma de buraco com 30 cm de diâmetro)

Ingredientes
200ml de leite de coco
80g de açúcar
4 ovos (claras e gemas separadas)
325g de doce de abóbora - receita >>AQUI<<
180g de farinha de trigo peneirada
1 colher (sobremesa) de fermento químico - para bolos


Preparo
Preaqueça o forno a 180 graus. Usando uma batedeira, bata as claras em neve. Reserve.
Bata no liquidificador o leite de coco com as gemas e o açúcar. Coloque numa tigela e acrescente o doce de abóbora, a farinha e o fermento. Mexa bem. Adicione as claras em neve, mexendo delicadamente de baixo para cima somente até incorporar.
Despeje numa assadeira untada e enfarinhada e leve para assar até que ao espetar um palito no meio do bolo o mesmo saia seco. Aguarde amornar para desenformar.

Se gostar, sirva acompanhado de doce de abóbora. Bom apetite!


9 comentários :

  1. Que maravilha, tem um interior tão bonito!

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA SANDRINHA!
    COM ESTES INGREDIENTES SÓ PODE TER FICADO DELICIOSO,
    O ASPECTO TÁ BOM DEMAIS!

    BEIJINHOS, FICA COM DEUS!

    ResponderExcluir
  3. Menina, ontem teve uma chuva de receitas com abóbora!! Era dia da abóbora e não sabíamos? Adorei :)

    ResponderExcluir
  4. Sandrinha este bolo deve ter ficado maravilhoso este bolo. Com certeza o aroma foi de atiçar.
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Sandra, babei muito por esse bolo! Não imaginava que era essa a receita com o doce de abóbora, surpreendeu, muito original :) Esse negócio aí só pode ter ficado bom, fato! Com um cházinho deve ficar uma coisa. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Concordo com a Adri, nem imaginava que do doce de ontem, surgiu esse bolo maravilhoso. Gostei muito amiga, ficou lindo e acompanhado com o doce ficou perfeito. Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Como vc prometeu ontem fez outra receita com o doce.Gosto muito dessas soluções.Ás vezes temos coisas sobrando na geladeira ou no armario que não sabemos o que fazer com elas.Devo lhe confessar que sua solução ficou com uma cara ótima.Gostei, vou guardar a receita.Bjos.

    ResponderExcluir
  8. Menina que isso, agora que vi, delicia!

    ResponderExcluir
  9. Adoro a combinação da abóbora com o coco.
    Ficou delicioso.

    Bjs
    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!