15 agosto 2011

Pão de mandioquinha, o mesmo, mas diferente

Tem coisas com as quais nos identificamos de imediato e alguns já confessaram isso que vou falar em seus respectivos blogs. 

O fato é que nossas postagens vão evoluindo com o passar do tempo. Nem me refiro à questão de cozinhar melhor, mas sim de blogar melhor. Explico: essa receita de hoje já apareceu AQUI, está lá no "fundinho" do Caldeirão. O pão é o mesmo e o gosto não mudou em nada. Mas a Bruxa está se empenhando em produzir mais as fotos, em explicar melhor as receitas, enfim, está num processo contínuo (e que nunca se encerrará) de auto aprimoramento.

Isso faz da aventura de ter um blog de culinária um desafio constante e acho que vários de nós vão se identificar com essas minhas considerações.

Até ter esse espaço, não tinha noção do quão difícil é fotografar comida. O tema de foto "criança pequena + filhote de estimação" fica facílimo de fazer perto do que é tentar passar a ideia do aroma, da cor e do sabor de um prato. Às vezes a luz atrapalha, outras ajuda. Por vezes o suflê murcha ou a receita se espatifa ao ser desenformada. E quando está tudo ok e acaba a bateria da máquina e não dá tempo de recarregar, porque é aquele prato a ser fotografado que será sua refeição? Enfim, por incrível que pareça são essas dificuldades que me atraem, que me fazem querer aprender mais e mais, não tem jeito.

Então, vamos à versão "algumas postagens após" dessa receita que há tempos faço em casa e veio da mamãe. Recomendo, esse pão é uma verdadeira delícia!

O mais do mesmo...um pouquinho melhorado.


Pão de mandioquinha
(1 unidade na fôrma de 25 x 11 x 8 cm)


Ingredientes:
>levedo
1 tablete de fermento biológico (para pão)
1/4 xícara de leite morno (confortável ao colocar o dedo)
1/4 xícara de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de açúcar
>massa
50g de manteiga amolecida 
400g de farinha de trigo (aproximadamente)
1 ovo
1/2 xícara (chá) de açúcar
250g de mandioquinha cozida e amassada
1/4 copo de leite morno
1 colher (café) de sal
>para decorar
1 gema de ovo
gergelim branco o quanto baste


Preparo
>levedo
Em uma tijela dissolva o fermento com o açúcar até virar uma espécie de creme. Acrescente a farinha e em seguida o leite, dissolvendo bem essa mistura. Deixe levedar por 1 hora.
>massa
Em uma tijela grande, colocar todos os ingredientes restantes mais o levedo (feito anteriormente). Misture tudo usando as mãos. Quando a massa já estiver com mais liga, enfarinhe a bancada e coloque a massa sobre ela para sovar bem. Acrescente mais farinha, se precisar, até que a massa não fique grudando nos dedos.


Faça o formato do pão que desejar. Para repetir a sugestão, unte e enfarinhe a fôrma, divida a massa em 3 partes e faça uma trança com essas. Coloque cuidadosamente na fôrma e aguarde crescer (mais ou menos até dobrar de volume). Pincele a superfície com gema de ovo e salpique o gergelim.

Leve para assar em fôrno preaquecido até dourar e sentir, ao pressionar o pão, que ele está firme. Dica: desligue o fogo e deixe o pão dentro do forno para que esse esfrie gradativamente. O pão vai ficar com uma textura muito melhor.

Espere esfriar para desenformar.


24 comentários :

  1. BOM DIA AMIGA!
    PARECE QUE O TEMPO PASSA E ADQUIRIMOS MAIS EXPERIÊNCIA, SEMPRE PROCURANDO FAZER MELHOR.UMA ÓTIMA RECEITA PRA COMEÇAR A SEMANA LINDO E DELICIOSO ESTE PÃO!

    UM GRANDE BEIJO,
    ANDRÉA...

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra!

    Que fome!!! Como já lhe falei eu simplesmente a-m-o pão caseiro e esse seu ficou perfeito! Manda um pedacinho pra mim, vai!...rsrs
    Uma ótima semana pra vc!
    beijocas,
    Cintya Maria

    ResponderExcluir
  3. Minha amiga,

    Voce está se esmerando nas fotos, parabéns!

    E quanto ao pão, que maravilha, vamos a ele, e não demora!

    Abraço,
    Bom dia!

    ResponderExcluir
  4. CONCORDO COM TUDO O QUE ESCREVES-TE.
    UMA COISA QUE ACONTECE , É ESTAREM Á ESPERA PARA COMER E FOTO SAI MAL, E TENHO QUE TENTAR NOVAMENTE.
    ADOREI O SEU PÃO FICOU LINDO DEMAIS.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderExcluir
  5. O interior desse pão está maravilhoso!

    ResponderExcluir
  6. uma vez, 29 anos atrás (eu estava grávida do filho do meio), meu pai plantou mandioquinha numa chácara que ele tinha. o negócio ramificou e produziu de uma tal forma, que ele trazia mandioquinhas de baldes pra casa!
    daí minha mãe e eu fazíamos pão loucamente - além de purê, refogadinho etc - pra dar conta da produção...rsrs
    depois daquilo, sabe que nunca mais fiz? mas me lembro que era tão gostoso, tão macio...
    acho que vou tentar de novo, com a sua receita!

    bj

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Sandra! Começar a semana lendo esse post e com esse pão, será algo prazeroso.
    Adorei o texto! A reflexão do tema fotografia tem tudo haver com blogs de culinária e você expos muito bem isso.
    De uns tantos tempos para cá também comecei a melhorar a qualidade das fotos lá no blog. O meu maior desejo é passar o quão bela, apetitosa, aconchegante e deliciosa uma refeição pode ser. Estou me deliciando com esse tema ultimamente e já decidi que minha próxima profissão será a de fotógrafa (caso não cozinhe mais!)
    Te desejo tudo de bom e uma ótima semana :)
    Queila

    ResponderExcluir
  8. Minha menininha linda, me ví nessa narrativa!!!!rs
    É isso mesmo que por vezes acontece!
    Ainda bem que não é só comigo...então sou normal.
    Agora no quesito fotografia, vc está cada vez mais profissional, estão maravilhosas.
    Esse Pão, meu DEUS, que delicia!
    Bjinhas

    ResponderExcluir
  9. Nossa, Sandrinha!! Que fotos mais lindas, amiga! Você está se especializando mesmo.
    O pão ficou lindo, perfeito!
    Já tentei fazer pão de mandioquinha e o meu não deu certo. Ficou pesado. Não ficou lindo como o seu. rsss
    Na próxima tentativa vou colocar na máquina de fazer pão.
    Vc me perguntou se dá certo fazer o pão australiano na máquina né? A Ju do blog "Ju sem Pressa", me disse que o dela não deu certo...eu nunca tentei...
    mas, como vc está se especializando em fazer pães, acho que vale a pena tentar.
    Eu nem me meto a fazer pães sem máquina, pois este é um dos meus pontos fracos. rsss.

    Amei o seu pão. Lindo!!
    bj.

    ResponderExcluir
  10. Que delícia de pão! As fotos estão lindas! Parabéns! Com certeza estamos aqui pra evoluir e ter um blog, queira ou não, é um desafio! Adoro acompanhar seu blog, sempre muito caprichado, cada vez mais delicioso e iluminado! ;) Beijos e uma ótima semana!!!

    ResponderExcluir
  11. Sandrinha seu texto é a mais pura verdade, já me vi em situações assim, qdo algo não dá certo, ou qdo a receita desmorona, mas o que me irrita é qdo estou fazendo algo passo a passo e vou clicando, e no meio da receita a bateria da máquina acaba. Nossa isso me deixa extremamente irritada. Mas viu? Vc está cada dia mais se superando no quesito culinária e fotografia. O pão está lindo, macio, e as fotos dizem por si só. Adorei amiga. Bjos uma linda semana pra vc querida

    ResponderExcluir
  12. Sandra, que pão maravilhoso!!!
    Parece super fofo!!!

    Bjs...Boa semana!!!

    ResponderExcluir
  13. Sandra, já me peguei pensando que fotografar comida é muito mais difícil que reunir o pessoal, mandar sorrir e bater a foto!
    Já tentei fotografar em todos os cantos do apartamento para descobrir onde consigo os melhores resultados, até sobre a tábua de passar tenho fotos publicadas! Mas não tenho disciplina para fotografar o passo-a-passo, faço a maior bagunça e prefiro mostrar o "final feliz" da receita, rs.
    Ficou lindo esse pão de mandioquinha; nunca fiz trançado, dá um lindo efeito visual.
    beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  14. Queridas, obrigada pelos comentários. Engraçado que todo mundo se identifica com algum tipo de perrengue tentando fotografar as receitas...mas é assim mesmo, ossos do ofício...rrs

    Monica, obrigada pela informação, que pena
    Fátima, faça sim, fica tão gostoso...o problema é que a gente não para de comer...rsrs
    beijos a todas

    ResponderExcluir
  15. Minha doce amiga, precisei voltar aqui pra te dizer que estou ficando mal acostuma com tanto mimo...adorei Rezinha. RSRS bjkinha

    ResponderExcluir
  16. Sandra querida, tudo aqui é impecável. As fotos, as explicações timtim por timtim, a escolha das receitas, eu acho o máximo. Mas concordo com vc que sempre estamos num processo de evolução que não termina nunca, ainda bem né! É assim que tem que ser =)
    E as benditas fotos são difíceis mesmo! rsrsrs Eu apanho para tirá-las, essa vida de "fotógrafa profissionalmente amadora" me cansa as vezes, ainda vou fazer um curso, rsrs.
    Beijos e ótima semana para vc! =)

    ResponderExcluir
  17. Olá minha querida, o post de hoje está muito "in" se assim se pode chamar, diz respeito a todas nós que andamos neste mundo dos blogs e é muito actual, acho engraçado todas as considerações que fizeste sobre as nossas aventuras e (des)venturas, por vezes frustadas outras nem tanto. Acontece-me imenso com os gelados, quando saio para o jardim o calor é tanto que bastam 2 minutos para as minhas lindas bolinhas ficarem em monte tipo papa...ahhhh que ira!!!Sei que os gelados que se vêem nas fotos das revistas não são reais, são produzidos, há uma enorme industria na produção de Pseudo alimentos para fotografias, mas no nosso caso os alimentos são genuínos graças a Deus!
    Sim, temos que procurar evoluir, a vida só assim faz sentido, nada pior que uma imagem com um aspecto descuidado, não gosto de ver, sou exigente comigo e com os outros.
    Parabéns pelas belas fotos que nos trazes sempre,hoje caprichaste com um serviço de loiça lindo!
    O pão, esse...deve ser simplesmente extraordinário, está um charme.
    Beijos querida.

    ResponderExcluir
  18. Oi Sun, que luxo esse pão hein, adorei o post de hj, concordo com vc, também não fazia idéia que era tão dificil tirar foto de comida...
    Depois do blog acho (não, tenho certeza) que as comidas daqui de casa saem mais bonitas, pelo menos eu dou o meu melhor na hora de produzir...kkk
    Boa semana pra vc!
    Bjim

    ResponderExcluir
  19. Sandra, tenho essa mesma sensação quando olho minhas postagens antigas. Mas sabe o que é legal? Ir avançando e ver que mudou, evoluiu, e também que ainda há muito a melhorar! Olha, não sei se você ficou tão boa nas fotos a ponto de nos enganar (rs), mas sinto o cheirinho do pão daqui! Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Amiga, essa abobrinha preparei e lembrei de vc na hora... tem a sua cara mesmo! Que bom que gostou, ficou divino...
    Bjim

    ResponderExcluir
  21. Assino embaixo com todas as letras! Ainda não repeti receitas do meu blog, mas falta muito pouco pra isso, pois quando volto lá nas primeiras postagens é que noto o quanto melhorei rsrsrs... tenho certeza que daqui um tempinho vou olhar denovo as de hj e vou achar a mesma coisa. É a evolução natural das coisas. Seu pão tá maravilhoso e a foto também tá show! Parabéns! Agora só falta eu voltar pro Brasil pra comprar umas mandioquinhas e fazer essa sua receita, hmmmmm

    ResponderExcluir
  22. Nossa Sandra que pão lindo!!!
    Parabéns!!
    Já coloquei a receitas na minha lista
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Vou levar essa receita de novo pois quando salvei no Pen Drive, não sei que M eu fiz na época perdi tudo o que estava lá, inclusivo esse pão genial!
    Obrigada minha muito querida e admirada amiga!
    Você é 10**********!!!!
    Ps: Segundo meu filhinho mais velho:"Mamãe te cuida,vc tinha uma cabeça tão boa, acho q está ficando Senil!"( Qdo ele vem me ver, eu sempre tenho algo a esclarecer com ele sobre a net).Q injustiça,né amiga!!!KKKKKK
    Bjkinhas.RE

    ResponderExcluir
  24. Aí meu Deussssss, terei que fazer este pão em breve, que vontade, amo pães e este está lindo e muito apetitoso.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!