01 outubro 2010

Pão de trigo integral

Adoro pães! Eles estão presentes em todas as culturas, com os mesmos ingredientes básicos e resultados tão diferentes e sempre deliciosos.


Essa receita vem sendo desenvolvida desde minha adolescência por minha mãe e eu. Já fizemos mil adaptações e agora, pelo menos na minha opinião (e também de outros que comeram), está ótima. Faça você também, aproveite o fim de semana para servir no café da manhã ou mesmo num lanche à tarde. Veja as variações sugeridas e tente as suas também. Tenho certeza que ficarão ótimas!

Pão de trigo integral

Levedo- ingredientes
4 tabletes de fermento biológico (para pães)
2 colheres de açúcar
1/2 xícara de leite morno (temperatura confortável quando se coloca o dedo)
1/2 xícara de farinha de trigo branca


Preparo
Em uma tijela coloque os tabletes de fermento e o açúcar. Misture com uma colher até formar uma pasta, como mostra a foto. Acrescente então o leite e a farinha, mexa e aguarde por mais ou menos 1/2 hora ou até ver que dobrou de volume.

Massa
1/2 kg de farinha de trigo integral (ou centeio)
1/2 kg de farinha de trigo branca
3 ovos inteiros
3/4 xícara de óleo
1 xícara de água morna
1 colher (sopa) rasa de sal


Preparo
Bata no liquidificador os ovos, o óleo e a água. Faça numa bancada (ou dentro de uma tijela grande) uma montinho com as farinhas, abrindo um buraco no centro para adicionar aos poucos a mistura do liquidificador e o levedo. Vá trabalhando a massa até ficar uniforme e comece a sovar. Nesse momento é que o sal deve ser acrescentado, para não prejudicar a ação do fermento. Coloque para descansar em um lugar quentinho até dobrar de volume.



Faça a modelagem dos pães de acordo com sua criatividade. Se quiser colocar cobertura de gergelim (como na foto), aveia em flocos grandes, quinoa, linhaça e etc, siga o seguinte processo: molhe levemente com água a superfície que ficará voltada para cima e a seguir no grão escolhido.


Vá dispondo os pães numa assadeira, tomando o cuidado para deixar um espaço pois eles vão crescer ao serem assados.

Uma variação para cobertura doce:

Derreta 1 colher de sopa de manteiga ou margarina com 2 colheres de sopa de açúcar mascavo e despeje sobre os pães ainda antes de assar.

Pronto, leve ao forno já aquecido e delicie-se!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!