24 abril 2019

Leite de coco caseiro

Leite de coco caseiro

Já faz um tempinho que, para fazer uma receita, criava várias outras e as compartilhava em postagens diferentes porque essas eram os componentes (ou ingredientes) da receita final. Ao mesmo tempo essas eram independentes, ou seja, em um mecanismo de busca, o leitor achava fácil o lemon curd sem ter que entrar em outra postagem onde ele aparecia como coadjuvante. 

Ficou confuso? Essa Torta de limão desconstruída é um exemplo do que falei. Outro é o Banana Pudding, famosa sobremesa da Magnólia Bakery em Nova Iorque. Mais um? O Sorvete de torta de maçã que usava uma receita caseira de biscoitos Grahan Crakers. Quem quiser fazer uma pesquisa no blog para mais casos como esses, mi casa es su casa, estejam à vontade.

Então, esse preparo de leite de coco caseiro vai ser um dos componentes (ou ingrediente) de duas receitas: uma doce e uma salgada, que serão postadas em breve, sequencialmente. Além disso, é uma receita independente para fugir dos industrializados, porque sai mais barato e você sabe exatamente o que está consumindo, sem aditivos ou químicos etc etc.

Aí você vai pensar "nossa, mas para que fazer esse trabalho todo se posso apenas abrir uma embalagem?". Bem, se os argumentos de saudabilidade e preço mais barato não forem suficientes, eu só poderia responder: questão de opção. 

Acompanhe os próximos capítulos preparos.


Leite de coco caseiro


Leite de coco caseiro

Leite de coco caseiro
(rendimento aproximado 1 litro)

Ingredientes
1 coco seco (não é o verde)
3 xícaras (chá) de água fervente

Preparo
Siga o passo a passo das fotos

Leite de coco caseiro


1) e 2) use um saca rolhas para fazer um furo no coco e retirar a água 
Nota: dos três "olhinhos", um é o mais mole, sendo mais fácil fazer o furo por ele. Coe a água e pode beber à vontade

3) coloque o coco em uma assadeira e leve ao forno na temperatura de 240 graus Celsius até que ele comece a estalar e quebrar. Retire do forno e verá que a casca mais grossa vai se descolar da polpa

4) usando uma faca, retire a casca fina (no caso de querer um leite branquinho)

5) lave o coco para sair algum resíduo de casca e corte em pedaços

6) coloque no liquidificador junto com a água fervente e bata por 2 a 3 minutos

7) disponha uma gaze ou pano sobre uma peneira e essa sobre uma tigela, encaixando bem. Despeje o coco batido e esprema bem para sair todo o leite

8) depois de retirado o leite, pode ser guardado em vidro esterilizado com tampa na geladeira por até 5 dias

9) espalhe o "bagaço" que sobrou do coco em uma assadeira para que ele seque. Pode dividir em saquinhos e levar ao freezer para congelar e utilizar em outras receitas.
SPOILER ALERT: dá uma farofinha de coco muito saborosa. Não perca!

Importante: se quiser um leite mais espesso, diminua a quantidade de água. Lembre-se que esse não leva amido para ficar com aquela textura do industrializado





Um comentário :

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!