14 fevereiro 2018

Bolo de Coco


Bolo de Coco


Na última Semana Mesa SP, realizada em outubro de 2017, participei de um workshop com uma das minhas inspirações da culinária, a divertida e talentosa chef Carole Crema

Com seu jeito muito peculiar e descontraído, a certa altura nos perguntou se algum de nós fazia bolo sem receita, o popular "a olho". Fui uma das que levantaram a mão, sem saber se isso seria motivo de demérito ou não. Pois para minha surpresa, a chef - também jurada do programa do canal GNT "Que Seja Doce" - confirmou o que eu já havia testado em muitas práticas. A junção de farinha + açúcar + fermento + ovos + gordura + líquido, em quantidades específicas, quando processados e assados em temperatura média, como num passe de mágica, vira bolo. 

O que vai diferenciar os inúmeros resultados possíveis é a técnica, as proporções dos ingredientes e a variação ou adição de alguns deles. Assim, quanto mais manteiga leva um bolo, mais ele será estruturado, ou "pesado". Já os ovos conferem elasticidade à massa assada. A técnica de bater na batedeira é indicada para o uso da manteiga. Para bater no liquidificador, o ideal é utilizar óleo ou azeite.

No mais, existem alguns procedimentos para o sucesso da sua receita: preaquecer o forno em temperatura por volta dos 180 graus Celsius é fundamental, assim como fazer o mise en place (porcionamento dos ingredientes antes da execução). Também é importante que esses ingredientes sejam retirados da geladeira com alguma antecedência para ficarem à  temperatura ambiente. No tempo mais frio, dar uma aquecida no líquido ajuda a não talhar a mistura da manteiga com os ovos.

Outro ponto muito importante é lembrar que os ovos podem e devem ser bem batidos para adquirirem volume e aeração. Porém, quando for acrescentar as farinhas, deve- se mexer somente o suficiente para homogeneizar a mistura.

De tudo o que escrevi, a paciência talvez seja o melhor conselho que eu possa dar para fazer um bom bolo. Muitas pessoas me escrevem que o bolo delas demora muito para assar (aí aumentam demais a temperatura e queimam por fora e deixam a massa crua por dentro) ou que não conseguem desenformar sem quebrar (muito talvez por não untarem a assadeira devidamente e não aguardarem o bolo quase esfriar totalmente). Enfim, nesse caso o dito popular que a pressa é inimiga da perfeição cabe perfeitamente.

Mas por que esse blá blá todo? Em parte para dar algumas dicas para quem está iniciando na execução de bolos. Porém, o principal motivo é dizer que esse bolo foi feito sem seguir uma receita pré determinada. Bem a ver com a introdução desse texto quando comentei que dá para fazer bolo de muitas maneiras. 

Modéstia a parte - e vocês poderão conferir pelas fotos - ficou com uma textura incrível. O que as imagens não podem atestar é o sabor delicioso e o aroma de coco que invade a casa. Bem, mas isso é só testar a receita para crer.


Bolo de Coco


Bolo de Coco

Bolo de Coco
(fôrma de furo central com 25 cm de diâmetro ou equivalente)


Ingredientes
2 xícaras (chá) de açúcar
100 g de manteiga sem sal - em ponto de pomada
4 ovos em temperatura ambiente
3 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
2 colheres (sopa) de amido de milho
1/2 xícara (chá) de coco ralado seco (sem açúcar)
200 ml de leite de coco
1 colher (sopa) de fermento em pó químico - para bolos


Bolo de Coco


Preparo
Preaqueça o forno a 180 graus Celsius. Unte bem e enfarinhe a fôrma (redobre o cuidado se usar uma desenhada como a da foto).

Usando uma batedeira elétrica em velocidade média, bata a manteiga com o açúcar até obter uma consistência cremosa. Adicione os ovos um a um sem parar de bater. Bata por mais uns 2 minutos até a mistura ficar mais volumosa. Diminua a velocidade da batedeira e vá pulverizando a farinha com o amido sobre a massa e intervalando com o leite de coco (um pouco de um, um pouco do outro até terminar). Junte o coco ralado e o fermento. 

Despeje a mistura na fôrma e leve para assar até notar a superfície dourada e firme e, ao espetar um palito no meio do bolo, esse saia seco. Aguarde quase esfriar para desenformar. O ideal é passar uma espátula pelas bordas e dar sacudidinhas para soltar do fundo.

Bolo de Coco


Espero que tenham gostado. Bom apetite!


4 comentários :

  1. Adoro bolos de coco, o seu bolo ficou lindo e parece bem fofo.

    ResponderExcluir
  2. Que rico bolo de coco.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/02/sweet-world-e-umas-patas-de-veado-fit.html

    ResponderExcluir
  3. Nós da fábrica A Saborosa Doces adoramos sua receita !!!

    ResponderExcluir
  4. Qual a marca e modelo dessa forma?

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!