14 abril 2017

A Páscoa & o Lúpulo 100% brasileiro

Evento Baden Baden
1a. planta de lúpulo 100% brasileiro

Essa época do ano me deixa (ainda) mais reflexiva do que normalmente sou. Páscoa tem o significado de morte e ressureição e confesso ter aguardado por algum fato externo ou insight para escrever uma mensagem para meus queridos leitores.

Atualmente enxergo pelo menos dois tipos de brasileiros: o que nos tem causado extrema vergonha e o que nos dá imenso orgulho. Vou tentar me ater só ao segundo tipo.

Estive, dias atrás, a convite da Cervejaria Baden Baden, visitando a fazenda Viveiro Frutopia, na região de Campos do Jordão - SP, local onde está sendo produzido lúpulo 100% brasileiro. Para quem não sabe (e explicando rapidamente), lúpulo é uma planta tipo trepadeira característica de climas temperados, assim, comum no Hemisfério Norte. É, junto com o malte, a água e levedura, um dos ingredientes utilizados na fabricação da cerveja. Seu papel é importante na conservação do produto e no amargor característico que seu cozimento proporciona à mistura.

E por que raios estou falando disso em um suposto post de Páscoa? Porque o proprietário da fazenda, o Agrônomo Rodrigo Veraldi nos contou a história desde o início de sua ideia - desestimulada por muitos porque o lúpulo jamais se desenvolveria aqui em clima não favorável - até o sucesso de sua empreitada. Sim, não é utopia, o lúpulo brasileiro existe de fato!

Tudo começou em 2005 quando eles tentaram fazer o cultivo de várias espécies de lúpulo oriundas de sementes importadas. Apesar de todos os cuidados, nenhuma deu certo, não se adaptaram às nossas condições naturais. Então, eles pegaram o material que havia sobrado e fizeram um descarte em uma parte da fazenda.

Passado um tempo, uma das sementes "vingou" e se transformou em uma planta exuberante (está lá na fazenda para quem quiser ver - FOTO ACIMA). Como o próprio Rodrigo sabiamente falou, quem a cultivou e foi a responsável pelo sucesso foi a natureza. Uma das sementes achou ali as suas condições para a vida, contrariando as condições que a princípio seriam adversas. A Natureza achou seu caminho.

Fiquei meditando sobre as lições contidas nessa história simples. A primeira que me ocorreu é que nada que parece, é realmente impossível. Se não ocorre quando imaginamos que tenha que acontecer, frutificará no momento que tiver que ser. Tudo tem seu tempo e sua hora, ou o que sempre ouvimos, "o que tiver que ser, será", independentemente da nossa intervenção.

A segunda lição para mim é essa característica do brasileiro, que apesar dos pesares, é um povo criativo, ousado e que não se convence facilmente do que dizem ser impossível. São os filhos naturais do Brasil que nos causam orgulho e admiração. 

A terceira lição é que existe uma força maior a todos nós, de renovação, da aparente morte e sua consequente ressureição. Ainda estabelecendo um paralelo entre essa história e o momento atual no Brasil, estamos tendo que ceifar as mudas podres, o solo contaminado por material impróprio para boas mudas. E no momento certo, as boas sementes surgirão para tomar o lugar de vez das "ervas daninhas". Sei que sou uma otimista incorrigível, mas sou brasileira nata e não ouso me dobrar a algumas práticas escussas que denigrem o meu país. Um dia limparemos nossos campos de vez. Reaja e também faça a sua parte se você estiver entre os bons.

E uma coisa também muito bacana, uma lição extra por assim dizer, é como as parcerias propiciam a realização de sonhos. Em 2014 a Baden Baden passou a patrocinar a fazenda para a fabricação desse lúpulo que possivelmente se chamará Mantiqueira, homenageando o local onde nasceu. O resultado disso foi a criação da cerveja Märzen, feita com lúpulo 100% brasileiro colhido em março (märzen, "de março", em alemão). Provei, aprovei e recomendo. 

E seguem algumas fotos do evento super bacana que ainda contou a reinauguração do tour pela Cervejaria Baden Baden. Esse está disponível para todos que estiverem em Campos do Jordão e quiserem fazer um passeio bem legal. 

Feliz Páscoa a todos!

Evento Baden Baden

Fazenda Viveiro Frutopia e o Evento Baden Baden


Evento Baden Baden

Plantação e colheita do lúpulo 100% brasileiro


Evento Baden Baden

Cervejaria Baden Baden (Campos do Jordão) e a cerveja Märzen feita com lúpulo 100% brasileiro


Evento Baden Baden

Tour pela Cervejaria Baden Baden


OBS.: Esse NÃO é um post patrocinado



2 comentários :

  1. Sandra li esse post hoje (aleluia,sábado de)...gratidão. .

    ResponderExcluir
  2. Espetáculo.

    http://onjango.com/beleza/como-amolar-alicate-de-unha-1625.html/

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!