29 dezembro 2016

Salada de lentilhas com cebolas caramelizadas e ervas e Ano Novo, de novo!

Salada de lentilhas e cebolas caramelizadas



Diria que foi no mínimo curiosa a única vez que passei um Reveillon fora do Brasil. Foi no Hemisfério Norte - fazia frio - e ficamos nós e uma multidão em uma praça, a tal da mais badalada, da cidade para a contagem regressiva para o ano novo. Parecia que aquele povo só iria embora dali ao raiar do dia, tamanha aparente empolgação de apitos e reco-recos. Pois juro que passados uns 10 minutos após a meia noite não havia mais ninguém. 

Certo que é pleno verão no nosso país nessa época e talvez isso dê uma animação extra às pessoas para comemorarem mais. Mas o fato é que depois daquela experiência comecei a valorizar mais os nossos rituais de passagem de ano. Em um bom idioma "brasileiro", nossas "mandingas" (tentando explicar o significado dessa palavra: pequenos atos que acreditamos serem responsáveis por nos ajudar a obter algo que almejamos) são parte do charme e cultura que nos faz como somos, brasileiros sim senhor!

Aqui vale desde vestir branco, roupa íntima nova (e cada cor dessa tem um foco específico), pular 7 ondas na praia, guardar um folhinha de louro na carteira, comer uvas, romãs, lentilhas e por aí vai. Acreditamos que esses rituais, ou mandingas nos trarão paz, sorte, dinheiro, saúde, amor, amizade....



Penso que isso é tão arraigado no nosso modo de ser que, de alguma maneira, se não fizer bem, mal é que não fará. Acho que isso é o charme de ser brasileiro, que apesar de estarmos em momento tão difícil de nossa história (ou História) na virada desse ano faremos alguma coisa que será nosso amuleto para enfrentarmos com coragem e com nosso otimismo e esperança (também duas das características próprias da nossa cultura) o que estiver por vir.

E que esse novo ano traga serenidade e responsabilidade para momentos futuros que sabemos que serão difícies, mas que são extremanente necessários para que possamos mudar de vez nossa História (e histórias).

DESEJO UM FELIZ 2017 A TODOS MEUS QUERIDOS LEITORES!



Salada de lentilhas e cebolas caramelizadas




Salada de lentilhas e cebolas caramelizadas




Salada de lentilhas, cebolas caramelizadas e ervas
(serve 2 pessoas como entrada)

Ingredientes
1 xícara (chá) de lentilha crua
1 cebola branca pequena (ou 1/2 média)
1/2 xícara (chá) de uvas passas sem caroço
1/2 xícara (chá) de castanha de caju torrada e picada
um punhado de: salsinha, coentro, manjericão, hortelã
raspas da casca de 1 limão
suco de meio limão
azeite
sal



Salada de lentilhas e cebolas caramelizadas

Preparo
Lave e deixe a lentilha de molho em água quente. Depois de 1 hora, cozinhe em água salgada até amolecer, mas sem desmanchar. Escorra e aguarde esfriar.

Corte a cebola em fatias finas. Leve-as ao fogo em uma frigideira com um pouquinho de azeite e sal até que murchem e adquiram uma tonalidade dourada. Deixe esfriar.

Coloque a lentilha e as cebolas em uma travessa ou bowl. Junte as passas (se gostar), as ervas picadinhas, a raspa de limão e tempere com o suco de limão e bastante azeite. Corrija o sal, se necessário. Adicione as castanhas só na hora de servir para manter a crocância.

Mantenha na geladeira por no mínimo 1 hora antes de servir. Caso faça com alguma antecedência, guarde em pote fechado.

Bom apetite!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!