23 dezembro 2016

Ovos Nevados e o Espírito Natalino



Ovos Nevados



Essa época do ano me faz mais reflexiva do que já habitualmente sou - como se isso fosse possível. Seriam os apelos das propagandas para venda de presentes, ou as campanhas humanitárias, o frenesi da renovação para o próximo ano (não sem antes fazer um balanço desse que estamos), sempre almejando nos tornarmos melhores do que fomos, ou somos, enfim. 

Os sentimentos fáceis afloram em profusão. Abraçamos mais quem vemos sempre como se precisássemos demonstrar mais ainda nosso carinho e amor. Coisa que podemos fazer em outros momentos do ano, mas no Natal parece fazer mais sentido, ou mais necessário.

Falamos com nossos amigos e família com regularidade, mas já nos meados de dezembro temos que dar votos de boas festas, de paz, saúde, alegria, amor, prosperidade e até coisas mais específicas. Temos que fazer as pessoas à nossa volta sentirem-se especiais. Aqui nas minhas reflexões, acho que esses sentimentos são como voltar a sermos crianças. Há uma certa pureza e ingenuidade até.

Natal para mim sempre está associado à infância. Depois que crescemos perde a graça até que tenhamos filhos para reviver na infância deles a nossa própria magia. Porém, eles também crescem e entramos novamente naquele looping à espera de nossos netos e assim sucessivamente até o final de nossa existência.

Nesses momentos volto mentalmente à casa de meus avós paternos de onde trago essa receita. Era lá que passávamos o Natal. Aguardávamos a chegada do Papai Noel na véspera para já no dia 25 podermos  brincar com os presentes que ele havia trazido. Minha avó- de quem também herdei a mão boa pra cozinhar- fazia rabanadas, que eu adorava. Lembro que na tarde do dia 24 colocava os óculos de grau (!!) do meu avô e ficava andando na extensão da sala, que se "afundava" por conta das lentes. Não sei se prejudiquei minha visão com isso, mas é uma das memórias mais vivas e gostosas que eu guardo. Brincava sozinha enquanto minhas primas que tinham a mesma idade que eu não chegavam.

Lembro também - agora adulta e mãe - do Natal após o falecimento de meu pai que achei, entre os enfeites guardados da árvore de Natal, o último cartão que ele havia escrito para minha filha. Posso arriscar a dizer que foi um dos melhores presentes que recebi, um achado de recordação da sua letra de mão, tão bonita. Sinto muita saudade dele e do seu abraço que nenhum ser humano é capaz de dar igual.

Guardei todos as cartinhas que minha filha escreveu para o Papai Noel. Aliás, essa era uma preocupação sua, para onde iriam depois de lidas e se seriam guardadas, já que caprichava na letra e nos desenhos para impressionar. Respondia que sim e que depois de adulta, o Papai Noel mandava todas de volta para liberar as pastas para guardar as cartinhas das novas crianças. E ela se convencia da minha explicação na sua inocência.

Posso ficar aqui me extendendo muito mais do que já fiz para a introdução de uma receita de um blog de culinária. Mas afinal, de que serve a vida se não podemos pinçar randomicamente esses sentimentos vez ou outra?

Por isso, desejo aos meus queridos leitores que vivam e revivam as boas experiências de suas vidas. Que valorizem as recordações por menores que pareçam na hora. Que sejam mesmo tomados pela quase pieguice desse Espírito Natalino. Que façam que o momento presente seja a fonte de suas boas memórias futuras.

FELIZ NATAL!

Ovos Nevados



Ovos Nevados


Ovos Nevados
(para 6 pessoas)

Ingredientes
8 ovos em temperatura ambiente - claras e gemas separadas
1 litro de leite integral (não use desnatado)
1 e 1/2 xícara de açúcar (ou a gosto)
1 pau de canela


Ovos Nevados


Preparo
Siga o passo a passo das fotos:


Ovos Nevados




1) Coloque as gemas em uma peneira fina. Fure-as e deixe escorrendo sem ficar mexendo com a colher, principalmente na parte de baixo da peneira. Pode dar sacudidinhas na peneira para agilizar

2) Junte 1 copo do leite às gemas, misturando com um fouet (batedor de arames). Reserve 

3) Em uma panela de fundo grosso, leve o leite com o açúcar e o pau de canela ao fogo para aquecer

4) Na batedeira elétrica, bata as claras até o ponto de neve (picos firmes). Reserve também

5) Com o auxílio de uma colher, vá colocando pequenas porções das claras em neve na panela do leite (mantendo em fogo médio) para que essas cozinhem. Depois de uns instantes, vire para cozinhar o outro lado. Retire com uma escumadeira e coloque-as em uma travessa ou bowl. Repita o processo até as claras terminarem.

OBS.: mesmo depois de escorridas, ainda sobrará um pouco de leite na travessa das claras cozidas. Cuidadosamente retorne esse leite à panela.

6) Com uma concha retire um pouco do leite que cozinhou as claras e despeje nas gemas para fazer uma temperagem. Mexa e volte essa mistura à panela 

7) Cozinhe EM FOGO BAIXO e MEXENDO SEMPRE essa mistura de leite e gemas. Demora alguns minutos porque não se pode aumentar a temperatura do fogo senão as gemas talham e o doce não fica cremoso

8) Quando o creme cobrir as costas da colher, apague o fogo e transfira para um bowl para esfriar. Despeje sobre as claras cozidas e leve à geladeira por no mínimo 1 hora ou até antes de servir

Se fizer de véspera, mantenha em pote fechado na geladeira.

Espero que tenham gostado. Bom apetite e boas festas!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!