10 agosto 2016

Layer Cake para meu aniversário



Layer Cake


Já comentei algumas vezes que não sou cozinheira profissional e nunca fiz nenhum curso de formação. Sinceramente, se tivesse que escolher, faria de confeitaria, que é minha paixão.

Apesar disso gosto de me arriscar. A liberdade que essa "não formação" me dá, de certa maneira, tira aquele receio da crítica, afinal - penso eu - se errar, não podem me julgar porque sou amadora, certo?

A internet abre um leque de informações para pessoas como eu. São receitas, tutoriais, dicas pra quem quer e sabe aproveitar. Dá para enriquecer seu repertório sem gastar nada, ou quase nada.


Esse bolo que fiz para meu aniversário, por exemplo, veio de uma aposta minha. Vi a receita dele no Instagram da querida e também arquiteta como eu (que virou quituteira profissional) Camila Dutra, a artista por trás do lindo blog "Feito com amor"

A receita dele é originalmente para aquelas fôrmas de furo central. Já havia feito dessa maneira e adorei a textura e estrutura dele, assim como o sabor e o aroma, sem contar que é daquelas fáceis de fazer. Aí lembrei de um bolo que havia comido em uma festa de uma amiga, com uma textura parecida e com camadas fininhas, com um creme desse tipo que resolvi fazer, que nada mais é do que aquele adaptado do pavê tradicional que toda família brasileira já fez algum dia.

Comecei a fazer o bolo adaptando as proporções da receita original para caber na minha fôrma e só depois de rechear tudo fui pensar na cobertura. Bem, sobraram as claras do recheio e pronto, vamos de merengue suiço para dar contraste à massa bem escura.

Peguei umas frutas da geladeira e flores de uma trepadeira da vizinhança e voilá, bolo pronto!

Posso dizer que o resultado saiu exatamente como esperava. Massa muito macia, recheio delicado e com uma umidade natural. Arrisquei e sai-me muito bem.

Quando à decoração, hoje em dia o estilo rústico está em alta. Não há mais aquela obrigação de em bolo estar impecavelmente decorado. Sim, claro, ainda esse trabalho é valorizado, mas há uma tendência para um estilo mais livre (que bom!).

Recomendo. Vamos à receita?

Layer Cake

Layer Cake


Layer Cake (bolo em camadas)
(fôrma de 22 cm de diâmetro)


Ingredientes
>bolo (para cada receita - fiz 2 dessas, uma para cada fornada)
3 ovos em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de açúcar refinado peneirado
1/2 xícara (chá) de óleo
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
3/4 xícara (chá) de chocolate ou cacau em pó (não use o achocolatado)
1 colher (chá) de bicarbonato em pó
1 colher (chá) de fermento químico em pó - para bolos
1/2 colher (chá) de canela em pó (opcional)
3/4 xícara (chá) de leite

>recheio
1 lata de leite condensado
2 e 1/2 latas de leite (use a medida da lata do leite condensado)
2 gemas passadas pela peneira
2 e 1/2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de manteiga sem sal

>cobertura
2 claras em temperatura ambiente
2/3 xícara (chá) de açúcar refinado


Layer Cake

Layer Cake


Preparo
>bolo
Preaqueça o forno a 180 graus Celsius. Unte e enfarinhe a fôrma.

Em uma tigela, peneire juntos a farinha, o chocolate, o bicarbonato, o fermento e a canela. Reserve.

Usando uma batedeira elétrica, bata os ovos com o açúcar por 5 minutos. Ainda batendo, adicione o óleo e bata por mais 2 minutos. Desligue e vá acrescentando, misturando à mão, os ingredientes secos intervalando com o leite (um pouco de um, um pouco de outro até terminar). Despeje na fôrma previamente untada e enfarinhada e leve para assar até, ao espetar um palito no meio do bolo, esse saia seco.

Aguarde amornar para desenformar. Prepare a outra receita.

>recheio
Dica: Para não empelotar, misture o amido com um pouco do leite até dissolver completamente.

Em uma panela de fundo grosso, leve todos os ingredientes ao fogo até que comece a borbulhar, mexendo sempre. Abaixe o fogo e ainda mexendo, aguarde ficar com a consistência de um mingau mais firme. Deixe amornar. Adicione a manteiga e mexa vigorosamente com um fouet (batedor de arames) para a consistência ficar cremosa (porque quando ele esfria cria uma película na superfície). 

Aguarde esfriar completamente para utilizar.

>cobertura
Coloque as claras dissolvidas com o açúcar em uma tigela sobre uma panela em banho maria. Mexa com um fouet até que ao esfregar um pouco dessas claras entre os dedos não dê para sentir os grãos de açúcar (só mantenha a temperatura baixa para não cozinhar as claras).

Despeje essa mistura na batedeira elétrica e bata até conseguir picos médios.



Layer Cake

>montagem
Corte cada assadeira do bolo em 3 camadas. Recheie cada parte com um pouco do mingau. Finalize com o merengue. Aguarde uns minutos para fazer a decoração.

Bom apetite!

11 comentários :

  1. Que bolo lindo, Sandra! Adoro esse recheio que chamamos em casa de "creme amarelo" e vou adorar usá-lo em algo que não seja pavê!
    Feliz aniversário e muito obrigada por compartilhar tantas receitas deliciosas! Espero que o dia amanheça rapidamente para você, porque você merece uma fase de coisas boas e positivas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maira, muito obrigada pelo carinho em seu comentário.

      Abarços

      Excluir
  2. Sandra troque o óleo por azeite de oliva extra virgem, e no creme inglês coloque raspas de laranja, eu prefiro usar farinha de trigo a amido de milho. Farei o teu bolo com as minhas modificações! Um abraço e Feliz Aniversário, muita luz na sua caminhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos, tudo bem?
      Então, vou te confessar. Em uma das receitas usei óleo e na outra azeite (porque tinha acabado o óleo de casa e fiquei com preguiça de comprar). Sinceramente não foi visível a alteração do resultado.

      As raspas de laranja devem ficar mesmo incríveis, ótima dica, obrigada!

      Obrigada pelo seu comentário. Abraços

      Excluir
    2. Sandra fiz a tua receita com as minhas modificações, aliás uma para duas formas de 20 cm, fiz o recheio como descrevi e usei morangos frescos, umideci com uma calda de rum e canela, mas não deu para todas as camadas, um amigo tomou a metade achando que era chá!! E pensa o tanto que ficou bom!
      Amanhã farei duas receitas para um bolo de aniversário, recheio de brigadeiro e merengue de geleia de morango. Um abraço. Vou fazer a foto deste antes de servir e te marcarei no IG.

      Excluir
    3. Sandra fiz a tua receita com as minhas modificações, aliás uma para duas formas de 20 cm, fiz o recheio como descrevi e usei morangos frescos, umideci com uma calda de rum e canela, mas não deu para todas as camadas, um amigo tomou a metade achando que era chá!! E pensa o tanto que ficou bom!
      Amanhã farei duas receitas para um bolo de aniversário, recheio de brigadeiro e merengue de geleia de morango. Um abraço. Vou fazer a foto deste antes de servir e te marcarei no IG.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Sandra troque o óleo por azeite de oliva extra virgem, e no creme inglês coloque raspas de laranja, eu prefiro usar farinha de trigo a amido de milho. Farei o teu bolo com as minhas modificações! Um abraço e Feliz Aniversário, muita luz na sua caminhada.

    ResponderExcluir
  4. Acho que você quis dizer que sobraram as claras do recheio, né? porque as gemas você usou rsrs. Deve ter ficado maravilhoso, como tudo o que você faz. Com certeza quero fazer esse também.

    ResponderExcluir
  5. Hahahha, Vera, fiz uma pegadinha para ver quem estava atento. Você passou no teste ;-)

    Brincadeirinha, já corrigi. Obrigada por avisar. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, querida Sandra!
    Vim pegar a receita desse bolo lindo para fazer no domingo, Dia dos Pais!
    Massa, recheio e cobertura perfeitos!
    Adorei quando você disse que pegou as flores de uma trepadeira da vizinhança, ótima
    ideia, rsrs...
    Seu bolo ficou lindo, adorei a combinação das cores!

    Que Deus te abençoe a cada dia mais!
    Bjs ♥

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!