16 julho 2016

Brigadeirão e os 6 anos do Caldeirão

Brigadeirão


Queridos leitores. Sei que muitos de vocês vêm aqui ora pelas receitas, ora pelas minhas percepções e histórias que gosto de dividir, mas uma coisa me é certa: quem por aqui passa vem por algo gostoso. A vida já tem tantos desafios e buscar momentos para sair um pouco do giro do nosso dia a dia é uma das propostas desse blog e dessa pessoa que vos escreve.

Porém hoje é um dia especial e quero falar um pouquinho sobre ele. 2010 foi o ano mais difícil da minha vida (espero que essa constatação seja em termos absolutos - e não somente até agora - e que até o final da minha existência nesse planeta o que estiver por vir 1o. que não seja tão intenso e 2o. que esses fatos não estejam concentrados em um curto período de tempo). Foram perdas dolorosas, privações e principalmente provações. Como falei, não é assunto do Caldeirão falar de coisas duras, então me reservo a não entrar em detalhes sobre o ocorrido.

Porém, em 2010, no auge de todo aquele processo, coincidentemente curiosamente surgiu o Caldeirão. A princípio nem sabia qual a real motivação de fazer um blog de receitas. Não sabia no que iria dar e, como até hoje, ele não tem pretensão alguma a não ser compartilhar minhas experiências na cozinha.

Nessa data, 16 de julho, exatamente 6 anos após minha primeira postagem, consigo ter uma ideia do que ele representou naquele período duro e nesses anos que se passaram. É isso que hoje, no seu aniversário, quero dividir com todos que fazem parte desse caldeirão.

Lá no começo de sua existência, foi um esteio, um apoio emocional, um amigo confidente para me manter aprumada além das minhas obrigações cotidianas. Foi um lazer-fazer, algo que me motivava ao mesmo tempo que havia um comprometimento. Depois de um tempo, as coisas passaram a ser diferentes. Posso arriscar a dizer que o Caldeirão tem me alimentado mais no plano sutil do que no plano denso. De coisas que achava que sabia, passei a não ter tanta certeza assim. Tornei-me uma cozinheira ávida mais por aprender do que por ensinar. 

Hoje faço um paralelo da cozinha com a vida. Se cozinhar fosse só repetir uma técnica de modo preciso e impessoal, então teríamos robôs muito eficientes para desempenhar essa tarefa, sem nenhum risco. Porém, cada receita, cada ingrediente também tem sua característica, sua "personalidade". Posso fazer uma torta de maçãs hoje com frutas extremanente suculentas e doces e amanhã, seguindo a mesma receita e proporções, a torta não sair igual a anterior. E por quê? Porque não só as maçãs seriam outras. A umidade do ar, a temperatura, o nosso humor, enfim, alguns fatores mudam o resultado final. 

Finalmente, a constatação que faço é que cozinhar é como a vida. Não temos que a todo momento nos adaptar ao que ela nos traz, muitas vezes tendo que rever valores pré concebidos, verdades, convicções? Não faz parecer que fazemos parte de uma grande receita na qual pessoas (próximas ou não) contextos, momentos da história nos influenciam na nossa jornada? 

Acredito que por isso tornei-me uma pessoa tão apaixonada por cozinha. Porque para mim ela é um grande paralelo com a vida. Cozinhar e viver são fontes inesgotáveis de aprendizado. A próxima lição - ou receita - pode ser aquela que quebrará todos os seus paradigmas.

Para fazer a simbologia desse processo, segue hoje a receita do primeiro post do Caldeirão. Espero que gostem e que continuem acompanhando essa Bruxa, seu Caldeirão e suas histórias por mais quantos anos esse fogo - o real e o simbólico - estiverem acesos.


Brigadeirão


Brigadeirão

(fôrma com furo central de 18 cm de diâmetro)



Ingredientes
2 latas de leite condensado
4 gemas
50 g de manteiga sem sal
4 colheres (sopa) de chocolate em pó - não use achocolatado


Brigadeirão

Preparo
Unte a fôrma com manteiga. Reserve.

Bata todos os ingredientes no liquidificador até virar uma mistura homogênea. Despeje na fôrma e leve para assar em banho maria (*) até, ao espetar um palito no meio, esse esteja seco.

(*) nota: eu utilizo uma fôrma em conjunto com panela que faz o banho maria no fogão. Caso não tenha, faça no forno colocando a fôrma de furo central dentro de outra assadeira com laterais altas e despeje água fervente. Mantenha o fôrno a 200 graus Celsius.

Aguarde esfriar totalmente (sem levar à geladeira) para desenformar. Dê pequenas sacudidas na fôrma para soltar. Para garantir, se for necessário, aqueça um pouco o fundo da fôrma na chama do fogão. Coloque um prato sobre a fôrma e vire de vez, sacundindo para soltar.

Decore com granulado ou raspas de chocolate.

Bom apetite!


4 comentários :

  1. Oi Sandra, primeiramente, muitos parabéns ao Caldeirão! Que muitos e muitos aniversários sejam comemorados para a alegria de todos nós leitores! O meu blog também nasceu em 2010, em março, também sem pretensão de nada, apenas para arquivar as tantas receitas que fui acumulando ao longo dos anos, mas com o passar do tempo foi tomando uma dimensão que nunca imaginava! Concordo plenamente com vc quando diz que "cozinhar e viver são fontes inesgotáveis de aprendizado", por isso o nome do meu blog Vivendo e Aprendendo! Rs
    Ficou lindo o seu brigadeirão, um doce que agrada muitos paladares, sobretudo o meu, adoro chocolate!
    Bjs, sucesso sempre pra vc e o Caldeirão! ❤️❤️

    ResponderExcluir
  2. Estou entre as que vêm aqui pelas receitas e principalmente para ler seus textos lindos, como o de hoje! ♥
    Parabéns Sandra pelos 6 anos de blogagem e que venham muitos anos mais, estarei sempre por aqui, por muitas vezes me emocionando com seus relatos.
    Beijão!!! :* ♥

    ResponderExcluir
  3. querida, adoro ler teus posts, sempre leio, porém raramente comento, mas hoje não poderia passar, vida longa ao blog e ao seu aprendizado e principalmente ao seu desprendimento, ensinamento e partilha que tanto nos enriquece! parabéns amiga! bjs

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog,receitas práticas e maravilhosas.

    Belo texto!

    Uma semana abençoada para você!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!