14 junho 2016

Bolo de Aniversário e um super agradecimento

Bolo Aniversário


Meus queridos leitores, quem acompanha minhas postagens sabe que esse é um blog que nunca teve pretensão alguma além de compartilhar meu dia a dia na cozinha. Divido as experiências e as receitas como faço com meus amigos próximos. Só que a internet ampliou esse número e me fez ganhar amigos mais distantes e alguns infelizmente nunca conhecerei pessoalmente.

Pois bem, quero contar para vocês um fato que me deixou muito feliz: o site de notícias BuzzFeed divulgou a lista de outro site, o Pinterest Brasil com as 10 RECEITAS MAIS "PINADAS" EM 2015 PELOS BRASILEIROS (usando linguagem própria deles, que seria algo como mais compartilhadas, favoritas ou salvas) e adivinhem? O Caldeirão está nessa lista!

O que mais me encheu de orgulho foi o fato da receita em questão, essa >>AQUI<<, de "Pão de Mel Recheado", não ser propriamente essas super-rápidas-mega-práticas-pá-pum que tanto fazem sucesso na rede. 

O Caldeirão tem receitas de vários tipos e graus de dificuldades - levando em conta desde os primeiros passos na cozinha até pessoas que já têm mais experiência - mas o fato de uma dessas que requerem mais atenção e processos estarem nessa lista confirmaram o que eu já sabia, que o leitor e seguidor desse blog é realmente especial. 

Obrigada a todos que contribuíram para isso! Vocês são incríveis mesmo!

Hoje trago a receita do Bolo de Aniversário de 19 anos da minha filhota e que já virou coringa nessas ocasiões. Espero que gostem.




Bolo Aniversário

Bolo Aniversário


Bolo de Aniversário
(fôrma com 20 cm de diâmetro)

Ingredientes
>pão de ló branco (quantidades para 1 RECEITA)
80 g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de amido de milho
1 e 1/4 colher (chá) de fermento químico - para bolos
2 ovos em temperatura ambiente
100 g de açúcar peneirado
20 g de manteiga sem sal
40 ml de água

>pão de ló de chocolate (quantidades para 1 RECEITA)
80 g de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de chocolate em pó - não use achocolatado
1 e 1/4 colher (chá) de fermento químico - para bolos
2 ovos em temperatura ambiente
100 g de açúcar peneirado
20 g de manteiga sem sal
40 ml de água

>recheio
2 latas de leite condensado cozido (*)
(*) retire o rótulo de papel das latas, coloque-as em uma panela de pressão e cubra com água até uns 2 dedos acima delas. Leve ao fogo e quando a panela começar a chiar (pegar pressão), conte 30 minutos de cozimento. Desligue o fogo e aguarde a pressão da panela sair naturalmente. Abra a panela e retire as latas com cuidado. Aguarde esfriar completamente para abrir. 

>cobertura (ganache de chocolate)
250 g de chocolate meio amargo (em barra) picado
200 g de creme de leite (pode ser o de caixinha)
1 colher (chá) de licor de cacau ou chocolate - opcional


Bolo Aniversário

Preparo
>pão de ló (branco ou de chocolate)
Preaqueça o forno a 180 graus Celsius. Unte e enfarinhe a fôrma.

Peneire juntos os ingredientes secos: a farinha, o fermento e o amido (ou o chocolate, no caso). Reserve. Em uma panelinha, derreta a manteiga na água. Reserve também.

Usando uma batedeira elétrica, bata os ovos por uns 2 minutos ou até que fiquem claros e fofos. Ainda batendo, vá pulverizando o açúcar aos poucos sobre os ovos. Bata por mais uns 2 minutos. Sem parar de bater, adicione os ingredientes secos intervalando com a água + a manteiga derretida (um pouco de um, um pouco do outro até terminar). Desligue e despeje a mistura na fôrma previamente untada.

Leve para assar até ficar com a superfície dourada e, ao espetar um palito no meio do bolo, esse saia seco. Aguarde amornar para desenformar.

Recheie cada camada com 1 lata do leite condensado cozido (ou outro recheio de sua preferência).

>cobertura
Coloque o chocolate picado em uma tigela. Leve ao banho maria sem deixar a tigela encostar na água (apenas o vapor deve derreter o chocolate). Vá mexendo com uma espátula até derreter completamente. Tire a tigela do banho maria e acrescente o creme de leite e o licor (se gostar). Mexa bem até homogeneizar. Aguarde alguns minutos para a ganache ficar mais consistente (mas não o bastante para ela endurecer). Se estiver em uma ambiente muito quente, coloque por uns 15 minutos na geladeira.

Cubra o bolo com o auxílio de uma espátula ou faca sem serrinha. Decore com raspas de chocolate, flores ou frutas inteiras.


3 comentários :

  1. Parabéns, Sandra! Seu caldeirão é tudo de bom, meeeeeesmo! Adoro aprender as receitas e ler as suas histórias! Essa receitinha de hoje é sensacional! Deixa água na boca... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ildete
      Muito obrigada pelo carinho. Beijão

      Excluir
  2. Parabéns Sandra!
    Conheci seu blog tem pouco tempo e já virei fã. Aqui tem muita coisa boa!
    E que bolo lindo, gente!!
    Comi com os olhos aqui..rsrs

    Obrigada por compartilhar :)

    www.homemadeflavors.com.br

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!