16 outubro 2015

Pão Preguiçoso #World Bread Day 2015

Pão Preguiçoso


Quem acompanha o Caldeirão sabe bem que essa Bruxa que ora cozinha, ora digita, gosta de fazer uso de temperos e emoções nas palavras que contam a história de uma receita. Hoje, excepcionalmente, falarei por números.

15 foi a idade que comecei a me arriscar na aventura de fazer pães. 37, portanto - subtraindo 15 dos 52 da minha idade atual - são os anos que tenho me dedicado a aprender essa arte (sim, é uma arte!). 

50 (incluindo esse post) é o número de receitas de pães que o Caldeirão já coleciona. 4 é o número da minha participação consecutiva no "World Bread Day", um movimento muito bacana que está na sua 10a. edição e aproxima pessoas ao redor do mundo que se dedicam a postar em um único dia receitas de pães.




Aqui no Brasil temos tido uma participação bem expressiva. Adoro acompanhar os blogs de minhas amigas padeiras e seu capricho e cuidados ao escolherem receitas especiais. Vira um acontecimento, emocionante de se ver.

Esse ano fiquei na dúvida em postar a minha primeira tentativa de usar fermento natural (também conhecido por levain ou sourdough), cuja isca veio de presente de "Narciso", o fermento criado pela querida Ângela autora do blog "Ora Pitangas". Pensei, pensei e decidi deixar essa receita para outra ocasião.

Já que o motivo dessa postagem coletiva é difundir o pão caseiro, escolhi uma receita que fosse de simples execução, ou seja, mesmo uma pessoa que nunca tivesse se arriscado a fazer pão conseguisse se sair bem e, assim, se animar a tentar outras receitas. Bingo, achei uma no livro "Nigella Express" da musa Mrs. Lawson.

Agora (momento confissão), não foi só esse meu intuito. A receita tinha lá tanta facilidade e contrariava quase tudo o que tenho aprendido sobre pães que fiquei extremamente curiosa. Atente para o modo de preparo, é só misturar tudo (sem precisar sovar e sem precisar aguardar levedar), colocar na fôrma, levar para assar no forno sem preaquecer (sim, caros leitores, forno FRIO) e voilá, dá certo! Mais que isso, o pão é saudável, saboroso e apesar do título do livro ser "Pão Preguiçoso", na verdade deveria se chamar "Pão para Preguiçosos".

Então, voltando aos números. Ainda que 1 (UM) - apenas um - leitor desse Caldeirão se apaixone pelo ofício de fazer pães caseiros, aí terei alcançado 100% o objetivo desse blog.

E não deixe de acompanhar pela blogosfera outras postagens do #WorldBreadDay.


Pão Preguiçoso


Pão Preguiçoso

Pão Preguiçoso
(fõrma para bolo inglês de 28 x 11 x 5 cm altura)


Ingredientes
3 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
2 e 1/2 xícaras (chá) de musli com aveia e sem açúcar
2 colheres (chá) de fermento biológico seco - para pães
2 colheres (chá) de sal
250 ml de leite
250 ml de água

Pão Preguiçoso

Preparo
Em uma tigela, coloque todos os ingredientes e misture bem com o auxílio de uma colher ou espátula até a consistência ficar como a de um mingau grosso.

Despeje essa mistura na fôrma previamente untada e enfarinhada. Coloque no forno FRIO, acenda o fogo e coloque na temperatura de 110 graus Celsius (a menor temperatura do meu forno é 180 graus, então coloquei nessa marcação e deixei a porta com uma pequena abertura para o calor excessivo sair). Deixe assar nessas condições por 45 minutos.

Passado esse tempo, aumente a temperatura para 180 graus (no meu caso, fechei completamente a porta do forno) e deixe assar por mais 1 hora aproximadamente.

Nota: depois desse tempo aumentei o forno para 220 graus e deixei mais 10 minutos para criar uma casquinha crocante.

Retire o pão do forno, aguarde uns poucos minutos para desenformar e deixe sobre uma gradinha para esfriar e o vapor não molhar o pão.

Espero que tenham gostado. Bom apetite!



14 comentários :

  1. Essa mosquinha que nos pica após fazer o primeiro pão gera um caminho sem volta! ô coisa apaixonante! Já participei duas vezes (acho) do WBD e esse ano estou de fora, apenas conferindo as vossas receitas e babando também!
    Fiquei curiosíssima com a execução da sua, adorei! Se eu tivesse descoberto uma receita assim antes, talvez ainda teria tempo de garantir minha participação no WBD! kkkkk
    Tá lindo lindo!
    Um beijo, Sandroca!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que diferente! Fui lendo o post e até então estava achando tudo tranquilo. Mas, qdo vc disse forno frio, pensei: ah, não! Não pode ser... Tinha que ser uma receita inglesa mesmo! How intriguing! Wow! Bom, sou suspeita para falar, tanto da Nigella, essa musa que eu admiro, quanto vc, que assim como ela sempre acerta e escolhe receitas especiais.
    Adorei Sandra! Obrigada por compartilhar! Show!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  3. Mais uma receita irresistivel,tentadora!!! Vou fazer com certeza, mas gostaria de saber o que pode substituir o musli...Obrigada Sandra por nos presentear o tempo todo! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabelle
      Obrigada pelo seu carinho.
      Quanto à sua pergunta, bem, não saberia dizer, uma vez que o musli é um dos pontos altos do pão, responsável pela textura e sabores diferentes. Aqui no Caldeirão (no índice de receitas) existem outras integrais que não precisam sovar e que levam só farinha, dê uma olhada.
      Espero ter ajudado.
      Beijos

      Excluir
  4. Mais uma receita irresistivel,tentadora!!! Vou fazer com certeza, mas gostaria de saber o que pode substituir o musli...Obrigada Sandra por nos presentear o tempo todo! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Esqueci de perguntar, não leva ovo?

    ResponderExcluir
  6. Esqueci de perguntar, não leva ovo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabelle

      Não leva ovo, só os ingredientes descritos acima.

      Excluir
  7. Um pão super simples de fazer e ficou tão lindo,gostei muito
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  8. Adorei essa forma de preparo simples assim, Sandra! Vou fazer e depois lhe conto.
    Parabéns pro sua participação!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  9. Mais uma receita do Caldeirão para o meu arquivo, adorei o modo de preparo e logo vou testar, ainda mais por ser "magrinho" como andam minhas receitas atualmente.
    Parabéns pelo post todo, adoro ler seus textos! ♥

    ResponderExcluir
  10. Your right, bread baking is an art, but one you everyone can learn! Thank you for your wonderful loaf for World Bread Day!

    ResponderExcluir
  11. Sandra,
    Às vezes, tudo que precisamos é de praticidade na cozinha. Bem inusitada a forma de preparo desse pão. Os ingredientes o tornam saudável, outro ponto favorável.
    Esse ano não pude participar, mas 2016 que me espere, não pretendo perder nenhum evento, aí incluído o EG!
    Bjs.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!