21 outubro 2015

Geleia de jabuticaba


Geleia de jabuticaba


Tem gente de gosta de plantinhas, canteiros, jardinagem. Também me incluo nessa tribo, estendendo meu amor para as flores; mas se me perguntassem do que gosto mais, de verdade, não teria a menor dúvida: gosto de árvores. Muito, muito mesmo!

Bem, nem precisaria aqui discorrer o que esses seres vivos nos proporcionam (incluindo nós e todos os seres vivos, obviamente) e quanto sua presença na Terra é importante. Vou apenas falar das frutíferas, essas árvores lindas, perfumadas, que nos presenteiam com alimentos preciosos - e gostosos!

Adoro as árvores delicadas, como a Romã, e a Pitangueira. Mas tem uma que é um charme. Única, suas frutas agarram-se ao tronco, parece até uma brincadeira da mamis Natureza. Sim, é da Jabuticabeira que estou falando. 

Árvore 100% brazuca, da Mata Atlântica, deve ter sido uma espécie que ganhou um capricho especial do Criador, só pode. Sua fruta, a jabuticaba, é uma bolinha preta de casca resistente que fica à espera de uma dentada nossa para fazer um som tipo plóct e, ao se entreabrir mostra uma polpa branquinha com um caroço encharcado dela que adentra nossa boca e nos propicia uma experiência quase divina de sabor

Nesse final de semana, em um sítio de uma amiga, tive o prazer de encontrar quatro pés de jabuticaba que, de tão carregados, as frutinhas já estavam a se esparramarem pelo chão. Comi  muitas várias ali mesmo, no pé, quer coisa melhor? Quando fui embora, pedi se poderia trazer algumas comigo para fazer geleia. E foi o que fiz com minhas preciosas jabuticabinhas.

Como falei, essa parece ser mesmo uma árvore abençoada pelos deuses. A lindeza da fruta continua depois de cozida. Aquele branco-branquíssimo da polpa que se contrasta com o preto-graúna da casca, sofre uma metamorfose e esse branco passa para uma cor assim, como dizer?...de jabuticaba! Nem dá para imaginar como pôde ter mudado assim. Olha que curioso: uma geleia branquela não pareceria tão apetitosa, já essa cor, ahh, quem resiste? Isso sem contar o sabor azedinho característico. Não dá para explicar, só provando.

Geleia de jabuticaba


Geleia de jabuticaba

Geleia de jabuticaba
(aproximadamente 180 g)

Ingredientes
1 kg de jabuticabas maduras
200 g de açúcar (usei demerara)


Geleia de jabuticaba

Preparo
Lave bem as jabuticabas. Coloque-as em uma panela de fundo grosso com água suficiente para que fiquem cobertas. Deixe cozinhar em fogo médio até que as cascas se abram e a poupa saia (mais ou menos 10 minutos).

Desligue o fogo e passe por uma peneira, espremendo bem as frutinhas. Torne a levar esse caldo com o açúcar ao fogo médio, mexendo de vez em quando. O caldo começará a engrossar. O ponto da geleia é quando molha-se as costas de uma colher e é possível passar o dedo sem o líquido escorrer. Lembre-se que a geleia encorpa ao esfriar.

Coloque em um pote de vidro com tampa, ambos esterilizados. 

Nota: a quantidade de açúcar varia de gosto. Uso pouco porque gosto de sentir o sabor da fruta, mas se achar necessário, coloque um pouco mais.


3 comentários :

  1. Ficou linda sua geleia, eu também adoro jabuticabas uma arvore carregadinha é linda demais.
    Tenha uma Boa Tarde
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Sandra, aqui em casa tenho um pé de jabuticabas que além das frutas deliciosas,faz sombra na janela do meu quarto deixando-o super fresquinho. Também amo e faço geléia, e essa tua está com uma cara maravilhosa, também gosto com pouco açúcar, mas nunca fiz com o demerara . Vou experimentar, aproveitando essa maravilha que só Deus poderia nos proporcionar. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Sandra, amei a receita e com certeza pq vai pouco açúcar! Vou testar, jabuticaba é tãooooo bom!
    Fabiola

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!