15 junho 2015

Semifreddo de goiabada com bombocado de milho e queijo Reino


Semifreddo de goiabada com bombocado de milho e queijo Reino


Fui convidada pela Abeaço (Associação Brasileira da Embalagem de Aço) a desenvolver uma receita diferenciada e criativa a partir de alimentos enlatados para a "Revista Abeaço Notícias" do mês de março.

No desafio foram propostos os seguintes ingredientes: goiabada, manteiga, queijo Reino, milho e filé de salmão. Bem, não preciso dizer que pensei e pensei até conseguir utilizar o máximo deles. Só os filés de salmão ficaram de fora dessa receita (por motivos óbvios).

Na verdade o resultado virou uma espécie de reinterpretação da clássico "Romeu e Julieta" (goiabada com queijo). O doce funcionou muito bem na junção do semifreddo com o bombocado, mas nada impede que sejam servidos separadamente. 

Minha opinião sincera é que o nosso velho conhecido bombocado feito com o queijo Reino ficou bem especial, foi para outro patamar de sabor. Recomendo.

O semifreddo também ficou bem gostoso. Como ele tem uma textura entre o sorvete e o creme, casou muito bem com a base do bombocado. 

Aproveite essa época de Festas Juninas e sirva como uma opção um tantinho diferenciada para os quitutes tradicionais. Tenho certeza que você vai gostar.

E mais uma vez agradeço a Abeaço pelo convite e por ter me proporcionado essa experiência divertida.

Semifreddo de goiabada com bombocado de milho e queijo Reino

Em tempo: dessa edição também participaram minha amiga e partner no "Encontro Gourmet" Cecília Padilha, autora do blog "Yes we Cook" e Laura Estima, doceira e dona do "Doce de Laura".



Semifreddo de goiabada com bombocado de milho e queijo Reino

Semifreddo de goiabada com bombocado de milho e queijo Reino
(aproximadamente 12 porções)


Ingredientes
> semifreddo
150 g de goiabada
50 ml de água
30 ml de suco de limão
300 g de chocolate branco em barra, picado
4 ovos grandes
500 g de creme de leite fresco (35% de gordura)

>para marmorizar o semifreddo
150 g de goiabada
30 ml de água
50 ml suco de limão

>bombocado de milho e queijo Reino
1 lata de milho verde (com o líquido)
1 lata de leite condensado
3 ovos
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente (amolecida ou ponto de pomada)
½ xícara (chá) de queijo Reino ralado (sem a casca)
3 colheres (sopa) de farinha de trigo


Semifreddo de goiabada com bombocado de milho e queijo Reino

Preparo
> semifreddo
Em uma panela de fundo grosso, leve a goiabada picada e a água ao fogo médio, usando um garfo para amassar até virar uma pasta. Quando estiver lisa e uniforme, desligue o fogo, junte o suco de limão misturando bem e reserve.

Derreta o chocolate no banho –maria ou micro-ondas, programando inicialmente 1 minuto na potência máxima, mexendo bem após esse tempo e, se necessário, programar mais 30 segundos por vez, até que fique totalmente derretido. Misture a pasta de goiabada a esse chocolate e reserve.

Coloque os ovos batidos como para omelete em uma tigela sobre uma panela com água fervente, sem deixar que o fundo dessa entre em contato com a água. Com o auxílio do batedor de arames (fouet), mexa vigorosamente e constantemente por 4 a 5 minutos, até que adquiram uma tonalidade amarelo claro. Coloque a mistura do chocolate com a goiabada e os ovos na tigela da batedeira para bater até esfriar.

Em outra tigela, bata o creme de leite até obter picos moles (antes do ponto de chantilly). Delicadamente misture esse creme ao restante. Coloque em um pote com tampa e leve ao freezer por 3 horas, ou até perceber que o líquido começa a criar consistência.

Semifreddo de goiabada com bombocado de milho e queijo Reino



Prepare a pasta de goiabada para marmorizar seguindo o mesmo processo de derretimento. Aguarde esfriar. Junte essa pasta ao creme, colocando na superfície em pequenas porções e, utilizando uma faca pontuda, misture para dar o efeito marmorizado. Retorne ao freezer e aguarde mais 2 a 3 horas até servir.

>bombocado de milho e queijo Reino
Preaqueça o forno a 200 graus Celsius. Unte uma assadeira de 20 x 30 cm (ou equivalente) com manteiga e forre a base e laterais dela com papel manteiga.

Bata o conteúdo da lata de milho (com a água) no liquidificador. Passe pela peneira, esmagando bem para separar o bagaço.

Retorne esse creme ao liquidificador a junte os outros ingredientes. Bata até obter uma mistura homogênea. Despeje na assadeira forrada e coloque-a dentro de outra maior. Despeje água fervente na assadeira de fora até a altura da metade da assadeira de dentro, para assar em banho-maria.

Coloque no forno e asse até que ao espetar um palito no meio do bombocado, esse saia seco. Retire do forno e aguarde esfriar para desenformar.

>para fazer a montagem
Utilize um cortador de aro ou outro de sua preferência para fazer a base de bombocado. Pulverize canela em pó sobre esse com a ajuda de uma peneira (se gostar). Disponha o semifreddo sobre essa base e decore com a calda de goiabada. Sirva a seguir.

Bom apetite!

2 comentários :

  1. Uma tentação :)

    Bj
    http://nacozinhacomafilipa.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Que bom aspecto. Comia um pouquito.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!