29 junho 2015

Nhoque de beterraba com molho cremoso

Nhoque de beterraba e molho cremoso


Hoje é dia 29, por alguns conhecido como o "Dia do Nhoque da Sorte". 

Não sei se muitos ainda celebram essa data ou fazem esse ritual, o de comer um prato de nhoque com uma nota de dinheiro sob ele - alguns até colocam carteira de trabalho, passaporte, contratos, enfim, o que desejam que se obtenha uma ajudinha da sorte.

Brincadeira, tradição que "pegou" em uma época e agora está meio que esquecida, não importa. Nhoque é aquela comfort food perfeita para esses dias mais frios aqui no Hemisfério Sul.

E, queridos leitores, convenhamos, sorte é algo que nunca é demais! Viva il gnocchi e la buona fortuna!




Nhoque de beterraba e molho cremoso


Nhoque de beterraba com molho cremoso
(para 4 pessoas)

Ingredientes
>nhoque
4 batatas grandes (de preferência o tipo Asterix)
2 beterrabas médias
1 ovo médio
1 xícara (chá) de farinha de trigo - aproximadamente
1/3 xícara (chá) de amido de milho
15 g de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
>molho
1/2 cebola pequena ralada
15 g de manteiga sem sal
400 g de creme de leite (pode ser o fresco ou o de caixinha)
200 ml de leite
2 colheres (sopa) de requeijão cremoso
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (chá) de noz moscada (de preferência ralada na hora)
sal a gosto
>guarnição
nirá (alho japonês)
azeite
sal


Nhoque de beterraba e molho cremoso

Preparo
>nhoque
Descasque as batatas, corte-as em cubos e embrulhe um papel alumínio (faça trouxinhas não muito grandes, se for o caso, faça duas ou três). Faça o mesmo com as beterrabas.
Coloque essas trouxinhas em assadeiras e leve-as para assar em forno preaquecido a 220 graus até que amoleçam (faça o teste com um garfo, se conseguir espetar sem dificuldade, então estão prontas).

Coloque essas batatas e beterrabas em um processador de alimentos, junto com a manteiga e o ovo. Bata até obter uma pasta. Se não tiver, use um amassador manual, coloque em uma tigela e acrescente a manteiga e o ovo.

Junte à essa mistura o amido de milho, o queijo parmesão ralado e vá adicionando a farinha de trigo aos poucos até dar liga. Caso seja necessário, acrescente um pouquinho mais. Enfarinhe uma bancada, faça rolinhos com parte da massa e usando uma faca, corte os nhoques. Vá colocando-os em uma assadeira enfarinhada, guardando um espacinho entre eles.


Nhoque de beterraba e molho cremoso


DICA: para não perder o ponto e colocar farinha demais, ferva água em uma panelinha enquanto prepara a massa. Coloque uma bolinha da massa e aguarde ela cozinhar. Veja se ela está macia, porém firme. Aí é o ponto ideal.
A massa quando está crua tende a ficar mais mole, não se assuste. Ao cozinhar ela vai endurecer um pouco, por isso esse procedimento ajuda a não errar.

Para cozinhar: Ferva água em boa quantidade, com um pouquinho de sal, em uma panela grande. Coloque cuidadosamente algumas unidades do nhoque. Eles vão para o fundo e quando subirem à superfície, retire-os com uma escumadeira e deixe escorrendo em uma peneira. Quando esses da peneira estiverem prontos, coloque-os em uma assadeira e regue com um fiozinho de azeite para não grudarem. Repita o processo até cozinhar tudo. Mantenha-os em lugar aquecido.

NOTA: os nhoques nesse ponto podem ser congelados em embalagens apropriadas.

>molho
Em uma panela de fundo grosso, refogue a cebola na manteiga. Adicione o creme de leite, o leite, o requeijão, o parmesão ralado e a noz moscada. Corrija o sal. Mexa e deixe cozinhar em fogo brando até obter cremosidade (se necessário utilize mais leite).

> guarnição
Corte os talos do nirá e refogue-os em azeite e sal a gosto. Se não encontrar, decore com ciboulette ou outro.

Para servir: coloque o molho no fundo do prato, disponha o nhoque e decore com o nirá. Se quiser, pode colocar o nhoque em uma fôrma única, despejar o molho, salpicar queijo ralado e levar ao forno por alguns minutos.

Bom apetite!


4 comentários :

  1. que cor magnifica ficou mesmo bonito e deve ser bem saboroso.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
  2. Sandrinha, achei que só eu gostasse de beterrabas :) Lindo o seu prato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beterraba é vida! E a cor deixa tudo lindíssimo! Obrigada, abraços!

      Excluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!