12 fevereiro 2015

Macaroons de coco e limão

Macaroons de coco e limão


"Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa", diz a sabedoria popular. Hoje trago a receita de uns macaroons e não macarons. O simples "O" a mais do nome muda totalmente o conceito do doce.

Macarons (com um O) são aqueles sanduíches de duas partes de merengue, feitos à base de claras de ovos e farinha de amêndoas. Têm um recheio cremoso e podem ter sabores e cores diversas (pistache, chocolate, framboesa e tantos outros). Nunca os fiz. São um tanto temperamentais, pelo que dizem os que já fizeram várias tentativas, muitas delas sem sucesso. Não tenho medo do dar errado simplesmente, meu único senão é o alto preço da farinha de amêndoas, que inibe bastante a vontade de "vamos fazer e ver no que vai dar". Um dia, quem sabe, tomo coragem.


Esse cuja receita compartilho hoje é o Macaroon (com dois Os), uma espécie de docinho assado e em geral feito com coco (mas que pode, mais raramente, levar amêndoas ou outro tipo de nuts). São fáceis de fazer e não levam ingredientes tão inacessíveis. Pode-se dizer que são quase que cocadinhas de forno, se quisermos aproximar seu conceito ao nosso repertório brazuca.

Além disso, já declarei tantas e tantas vezes minha idolatria por coco em suas combinações. Assim, não podia deixar de trazer essas gostosuras aqui para o Caldeirão



Macaroons de coco e limão


Macaroons de coco e limão


Macaroons de coco e limão 
(renderam 24 unidades)

receita adaptada DAQUI

Ingredientes
1 clara de ovo (tipo grande)
1 pitadinha de sal
3/4 xícara (chá) de leite condensado
1 colher (sopa) de raspas de limão
1/4 colher (chá) de extrato de amêndoas - opcional
1 colher (sopa) de suco de limão
4 xícaras (chá) de coco ralado - de preferência fresco

Macaroons de coco e limão



Preparo
Preaqueça o forno a 180 graus. Unte e forre uma assadeira grande com papel manteiga.

Em uma tigela, bata a clara de ovo com o sal até que adquira uma cor branca, aumente de volume e uma consistência espumosa (não com picos como clara em neve). Junte o leite condensado, as raspas e suco de limão e o extrato de amêndoas. Misture e adicione o coco ralado. Leve essa mistura ao fogo em uma panela de fundo grosso apenas para dar uma liga nos ingredientes (uns 3 minutos), mexendo constantemente. Quando perder a consistência tão líquida, apague o fogo.



Macaroons de coco e limão

Faça bolinhas de mais ou menos 4 cm com o auxílio de uma colher. Disponha na assadeira, deixando um espaço de 2 cm entre elas. Leve para assar até adquirirem uma tonalidade dourada na superfície. Remova cuidadosamente e aguarde esfriar.

Bom apetite!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!