27 janeiro 2015

Salada de broto de feijão, repolho roxo e coentro

Salada de broto de feijão, repolho roxo e coentro


Sobre as grandes e pequenas descobertas.

Tudo seria bem mais interessante se aprendêssemos a observar as diferenças e viver no mundo "fora da caixinha". Não há só um caminho, ou uma só verdade, ou só uma filosofia de vida, ou o "certo e o errado" segundo os valores bem pessoais de cada um.

Logo cedo fiz uma grande descoberta em relação à alimentação da minha filha e que fez toda a diferença dali por diante: ela comia todos os vegetais, porém gostava deles sem cozimento. Só hoje, já jovem, é que ela tem se interessado por preparos além do Reino Vegetal em modo cru.


Então, pelo hábito adquirido e motivo citado, passei a fazer preparos de saladas usando e abusando de combinações não tão convencionais, minhas pequenas descobertas. De verdade, tem salada em pelo menos uma refeição diária em minha casa - não raro tem até dois tipos - em geral uma de folhas diversas e outra mais como a opção que trago hoje, tipo "pedaçuda".

Enfim, se fosse compartilhar aqui todas as saladas que faço ou já fiz, o Caldeirão seria rebatizado por "Saladão da Bruxa Solar". Porém, noto que há uma procura por variedades de saladas ou combinações que me fazem querer trazer as que achei mais diferenciadas, ou recomendáveis, por assim dizer. 

Veja como é simples e vai super nesses dias muito quentes.


Salada de broto de feijão, repolho roxo e coentro

Salada de broto de feijão, repolho roxo e coentro
(quantidades a seu critério)


Ingredientes
brotos de feijão (moyashi) bem lavados e escorridos
repolho roxo fatiado bem fininho
folhas de coentro bem batidinhas (se não gostar, substitua por salsinha)
raspas da casca de limão siciliano
1 dente de alho bem picadinho (opcional)
sal 
suco de limão (usei siciliano)
azeite extra virgem


Salada de broto de feijão, repolho roxo e coentro


Preparo
Junte todos os ingredientes em uma saladeira. Tempere com o suco de limão, sal e azeite a seu gosto (se estiver inseguro na proporção, uma dica é usar 1 medida de suco de limão para 3 medidas de azeite). Misture tudo e leve à geladeira por pelo menos 1/2 hora antes de servir.

Quando servir, regue com mais um fiozinho de azeite para dar um brilho extra.

Bom apetite!


2 comentários :

  1. Primeiro, as fotos estão lindas!
    Segundo eu amo salada. Graças a Deus minha mãe sempre nos incentivou a experimentar todos os legumes e vegetais, e em casa, sempre tem que ter uma saladinha, nem que seja um tomate picado com azeite e sal.
    Adorei sua ideia com o coentro, que é o inimigo de muitos, mas em casa é rei! =)
    Beijoca

    ResponderExcluir
  2. Adorei a ideia!! adoro saladas principalmente aqui que o maçarico tá ligado!! rsrs
    Anotada!!
    Maura

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!