12 janeiro 2015

Salada de 7 grãos para o Verão

Salada de 7 grãos


Queridos leitores, antes de mais nada gostaria de desculpar-me por minha ausência das postagens. Precisei reorganizar alguns assuntos pendentes para assim poder começar 2015 com a vida mais em ordem (ou quase isso).

Enfim, de volta! Não que nesse período eu não tenha cozinhado, pelo contrário. Para quem gosta de fato, descansar longe da cozinha pode até não ter tanta graça assim.

Fiquei pensando no que gostaria de dizer sobre esse início de ano, nesse novo ciclo. Resolvi então compartilhar as minhas resoluções. Ano passado retomei atividades que para mim eram muito importantes. Isso foi um grande trunfo. 

Para esse ano, além da continuidade dessas, tentarei colocar em prática algo que de fato e intuitivamente já aprendi há muito, só que, por conveniência, apego, ansiedade, egoísmo, acabo não levando em consideração e aí, entra inevitavelmente o sofrimento.


Acabei de ler uma frase da Cabala (Kabbalah): "Nada é um erro, tudo foi planejado para dar certo!" Aí entra a pergunta "então por que não deu certo?". Para não me estender muito e nem devanear além da conta possível para um blog de culinária, nem entrarei na questão certo X errado. Vou só focar na nossa avaliação do "certo". Sempre queremos porque queremos que as coisas saiam exatamento do jeitinho que planejamos, ou ansiamos. Pense que muitas vezes o que chega para nós como resultado é justamente o que precisamos para aquele momento, para aquele contexto. O não dar certo pode até ser uma boa coisa, em algumas circunstâncias. Pense em alguns fatos que nos frustraram e que depois de algo tempo ou reflexões, percebemos que foi melhor mesmo ter ocorrido como ocorreu. 

Então, para 2015 e também para os anos que virão, quero saber aceitar criativamente o que a vida me reservar. No sentido metafórico, quando a vida te der os tais limões com os quais se pode fazer uma limonada, imagine que também dá para colocar Tequila, por que não? Improvise, adapte e curta o resultado.

Pois não é assim também no nosso ambiente mágico chamado Cozinha? Para não disperdiçar, não fazemos alterações, correções e algumas vezes o resultado não nos surpreende positivamente? Do erro, faz-se o acerto quando se tem coragem e principalmente, disposição.

Hoje trago uma opção leve e saborosa, ideal para o calorão arrebatador que tem acontecido por aqui. Um prato nutritivo, gostoso e que não demora nadinha para ficar pronto, no clima de férias que alguns ainda estão merecidamente aproveitando. Vamos lá?


Salada de 7 grãos

Salada de 7 grãos para o Verão
(entrada ou acompanhamento para 4 pessoas)

Ingredientes
1 xícara (chá) de 7 grãos integrais - ainda crús, lavados e escorridos
3 xícaras (chá) de água ou caldo de legumes (de preferência caseiro)
sal a gosto
1/2 cebola branca média bem picadinha
1 punhado de salsinha bem batidinha
1 colher (sobremesa) de mostarda Dijon (usei a com estragão)
1 colher (sopa) de suco de limão siciliano - ou a gosto
raspas da casca de limão siciliano
3 colheres (sopa) de azeite 


Salada de 7 grãos

Preparo
Leve a água ou o caldo para ferver. Acrescente os grãos e corrija o sal. Diminua para fogo médio e deixe cozinhando em panela semi tampada até secar a água. Aguarde esfriar totalmente para temperar.

Transfira os grãos para o recipiente que for servir. Acrescente os temperos e mexa até ficar tudo homogêneo. Leve à geladeira por no mínimo 1 hora antes de servir.

Na hora de servir, se necessário acrescente um fiozinho de azeite para dar brilho ao prato. 

Sirva com salada de folhas. Bom apetite!

Um comentário :

  1. Parece delicia. Nem sei o que êh esse 7 grãos. Mas vou no Walmart, procurar.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!