19 dezembro 2014

Falso Kugelhopf

Falso Kugelhopf


Sabe aquela coisa que se compra e depois que se vai checar a origem? Pois...

Vi esse bolinho numa foto de babar no site Pinterest, minha rede social favorita. Imediatamente salvei na minha pasta de favoritos do computador, na lista que já deve contar com mais de 300 receitas "a fazer". Bem, olhei os ingredientes e tinha quase todos em casa, com exceção do iogurte. Mas aí, como tinha que sair mesmo para outras compras, a preguiça não me pegou e lá fui eu na empreitada de fazer esse bolinho, que agora já estava na minha lista mental das coisas obsessivas "se não fizer vou aguar".

Era mais ou menos umas 9 da noite e eu lá, deixando a manteiga e os ovos fora da geladeira, fazendo o mise en place, posicionando a batedeira, super motivada na empreitada dos bolinhos.

Nessa hora, meus amigos leitores, é importante dividir com vocês as minhas experiências para mostrar que quem faz o Caldeirão é a Bruxa, mas essa trabalha o dia todo, tem afazeres diversos e estava particularmente super cansada. Voltando: fiz a massa, despejei nas forminhas, e só aí me dei conta que tinha deixado de fora as nozes e gotas de chocolate. Aff, pensei, o cansaço me desconcentrou e acabou dando um trabalhinho extra. "Herrar é umano". Oops!


Lá fui eu tirar toda a massa das forminhas, para acrescentar o que tinha esquecido, e só então pude finalmente assar essas maravilhas.

Bem, a parte da origem desse bolinho - por isso falei no início que começei às cegas - acabei de checar agora na Wikipédia. Bom, vou abrir meu coração mais uma vez, estou com preguiça de escrever, mas AQUI está para quem quiser consultar. Desculpem-me, mas as vezes a bateria da gente esgota antes do final das tarefas.

Quais as minhas impressões a respeito deles? São bem macios, úmidos e ao mesmo tempo firmes. O aroma das especiarias é fantástico. São viciantes, mesmo!

Então aqui vai mais uma sugestão que combina com as festas natalinas. O blog de onde eu adaptei a receita os chamou de Finti Kugelhopf (falso Kugelhopf). Também não fui verificar outras receitas para entender por quê. Enfim, como "quem conta um conto aumenta um ponto", os meus também levaram um toque da magia da bruxa. Vamos lá?


Falso Kugelhopf


Falso Kugelhopf

Falso Kugelhopf
(renderam 6 bolinhos em forminhas de silicone de 8 cm de diâmetro)

receita adaptada DAQUI

Ingredientes
>bolo
120 g de manteiga sem sal amolecida
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
2 ovos em temperatura ambiente
1 copo (170g) de iogurte natural
2 colheres (sopa) de geleia de frutas sem açúcar (*)
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
2 colheres (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de gengibre em pó
1/4 colher (chá) de cravo em pó
2 colheres (chá) de fermento químico - para bolos
1/4 xícara (chá) de gotas de chocolate
1/4 xícara (chá) de nozes picadas
>cobertura
120 g de chocolate meio amargo em barra
1 colher (sopa) de manteiga sem sal

(*) no lugar da geleia, substitui por 4 damascos secos que foram hidratados por 15 minutos, picados e cozidos em água até amolecerem quase ao ponto de purê


Falso Kugelhopf

Preparo
>bolo
Preaqueça o forno a 180 graus. Unte e enfarinhe as forminhas, ou use uma com furo central para bolo.

Usando a batedeira elétrica, bata a manteiga com o açúcar até conseguir um creme fofo. Sem parar de bater, adicione os ovos, um por vez. Acrescente a geleia ou o purê de damascos e continue batendo. Agora, adicione o iogurte e a farinha intervalando os dois (um pouco de um, um pouco do outro até terminar). Junte a canela, o gengibre e o cravo. Depois da massa ficar homogênea, junte o fermento e bata somente até combinar. Desligue a batedeira e junte as gotas de chocolate e as nozes (ou outras frutas secas à sua escolha). Despeje nas forminhas (se for o caso), coloque-as em uma assadeira e leve para assar até ao espetar um palito no meio do bolinho, esse saia seco. Aguarde amornar para desenformar.

>cobertura
Pique o chocolate e leve ao microondas em potência máxima por 20 segundos. Junte a manteiga, dê uma misturada e se necessário, programe mais 20 segundos. 

Cubra os bolinhos deixando escorrer pelas laterais.

Espero que tenham gostado. Bom apetite!



3 comentários :

  1. Sandrinha se errando e super cansada saíram essas belezinhas, imagino se não tivesse cansada e nem tido todo o trabalho de colocar as nozes e as gotas de chocolate. Mas o resultado ficou pra lá de lindo e imagino a delicia que ficaram. Gostei muito. Vou levar a receita também.
    Amiga querida, quero aproveitar e deixar meus votos de um Feliz Natal e um Ano Novo Maravilhoso a você e toda sua família, com muita luz, saúde, paz e grandes realizações. Beijinhos, até a volta

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandra!!!!
    Hmmmm...ficaram com aspecto tentador!!! Devoraria um deles fácil, fácil...rsrs

    Aproveito para te desejar um Natal cheio de brilhos: nos olhos e nas pequenas luzes que iluminam a sua árvore! Que o seu verdadeiro significado esteja presente em cada gesto de amor e que seja repetido ao longo de toda a vida! Desejo também um 2015 de vitórias e realizações! Muita saúde, paz e VIDA!!!! Beijos!!!! =)

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!