27 outubro 2014

Pappardelle rápido com brócolis, tomates e limão

Pappardelle rápido com brócolis, tomates e limão



"O homem verdadeiramente prudente não diz tudo quanto pensa, mas pensa tudo quanto diz." (Aristóteles)

Não é incomum meu querido leitor vir ao Caldeirão e encontrar, além da receita, um texto que a introduz muitas vezes não compatível com essa. Pode não fazer sentido em um primeiro momento, mas a motivação da minha cozinha é o alimento em todas as suas formas, o que sacia a fome do corpo denso ao mais sutil, o que também alimenta a alma.

Assim como alguns alimentos que vêm carregados de nutrientes que potencializam os efeitos benéficos ao corpo (como a pectina, o licopeno e por aí vai), também as palavras podem cumprir esse papel.

Hoje me refiro a algumas delas que parecem estar em desuso - ou pouco uso - nos momentos atuais. Tolerância, compaixão, amor, respeito, solidariedade, aceitação e outras tantas evolutivas que conhecemos.

Mas existe uma que sempre me intrigou quanto ao uso, a palavra "desculpa". Existem aplicações nas quais ela funciona a contento, em geral quando causamos algo acidentalmente, um ato não premeditado. "Desculpe, pisei no seu pé", "derrubei o copo sem querer, peço desculpas". Situações que ainda que pudéssemos estar mais atentos, aceitamos como parte da nossa condição humana de seres falíveis.

Agora, a palavra desculpa quando antecedida ou precedida de algo dito de antemão que sabe-se que chateará ou magoará uma pessoa, essa não tem o efeito "borracha", ou a tecla "delete". O efeito causado não se apaga facilmente.

Por isso, deve-se ter muita consciência, vigilância e cuidados com o que se é dito. Um objeto ao quebrar-se não volta à forma original. Assim é com o encantamento ou outro sentimento que palavras ditas impensadamente, ainda que com a palavra "desculpa" no contexto, não consegue recuperar.

Respeite o próximo como gostaria de ser respeitado, e se puder e quiser ir além, ame-o também!



Pappardelle rápido com brócolis, tomates e limão

Pappardelle rápido com brócolis, tomates e limão
(4 pessoas)

Ingredientes
1 pacote de Pappardelle (ou outra massa de grano duro à sua escolha)
2 xícaras (chá) de floretes de brócolis pré cozidos
1 xícara (chá) de tomates cereja
1 limão galego ou siciliano (suco e raspas)
3 dentes de alho picadinhos
30 ml de azeite (aproximadamente)
sal
pimenta do reino moída na hora (opcional)
salsinha para decorar
lascas de queijo parmesão


Pappardelle rápido com brócolis, tomates e limão
Adicionar legenda

Preparo 
Cozinhe a massa em água com sal seguindo as indicações de tempo da embalagem. Separe uma xícara da água desse cozimento antes de escorrer o macarrão. Reserve.

Usando a mesma panela doure o alho no azeite (enquanto a massa está aguardando no escorredor). Acrescente os floretes de brócolis (já cozidos, mas ainda tenros), o suco e as raspas de limão e a pimenta do reino. Misture e adicione os tomates, corrigindo o sal e mantenha no fogo baixo somente para aquecê-los, sem deixar que desmanchem.  

Junte a massa, misturando tudo cuidadosamente para homogeneizar os ingredientes. Caso necessário e  se estiver um pouco sem molho, junte aos pouquinhos a água do cozimento do do macarrão. Finalize com as folhinhas de salsa.

Na hora de servir, regue com um fiozinho de azeite e salpique as lascas de parmesão.

Bom apetite!


2 comentários :

  1. Receita simples e perfeita. Citação extremamente oportuna. Texto magnífico. Parabéns Sandra <3

    ResponderExcluir
  2. Concordo Sandra, e pode parecer meio egoísta da minha parte, mas eu não acho que todo pedido de desculpas mereça um perdão. Pelo menos, eu, esse ser não evoluído, penso assim. Até porque perdoar é fácil, esquecer é que é o difícil. As pessoas precisam pensar antes de falar e agir, porque depois, o pedir desculpas pode não ser o antídoto de todo o mal que aquela pessoa causou.
    A receita é deliciosa e leve, como a vida deve ser!
    =)
    Bjin,
    Fla - www.artenacozinha.com

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!