08 setembro 2014

Geleia de melão, damascos e limão siciliano (sem açúcar)

Geleia de melão, damascos e limão siciliano (sem açúcar)


Acredito que como em todas as coisas, o fato de gostar de cozinhar tem me levado a constatar que 1) quanto mais aprendo, menos sei e 2) nem pela minha vida inteira vou achar que já cheguei aonde queria. Afinal, que graça tem quando - erroneamente, diga-se de passagem - a pessoa passa a se achar um expert e se cristaliza, fechando-se às possíveis novidades, ou experiências, ou curiosidades?

Ser autora de um blog de culinária deu-me uma espécie de passaporte para estar atenta à tudo, descobertas, dicas, informações e por aí vai. Deu-me também a curiosidade de abdicar da minha zona de conforto e arriscar, buscar coisas que não sei, mas que posso vir a aprender.


O que a geleia de hoje tem com isso? Bem, há tempos queria fazer uma geleia sem açúcar, explicando, que não usasse sacarose, e somente o açúcar da própria fruta. Havia consultado amigos blogueiros que me deram algumas sugestões, que, em tempo, ainda serão motivo de novas experiências.

Porém, assistindo ao programa da GNT "Cozinha Prática", da Rita Lobo, apaixone-me pela técnica que ela demonstrou de usar frutas secas no lugar do açúcar para fazer geleia. A receita que ela passou não é essa, mas a técnica e a inspiração, sim.

Mais uma vez brinquei na cozinha sem medo dos riscos e fui presenteada com uma geleia muito saborosa que tanto serve para passar no pão, bolachinhas ou torradas, mas também como guarnição de um sorvete ou momento confissão comer às colheradas quando tiver vontade de adoçar a boca, sem quase culpa. Recomendo!


Geleia de melão, damascos e limão siciliano (sem açúcar)


Geleia de melão, damascos e limão siciliano (sem açúcar)
(aproximadamente 200 g de geleia)

Ingredientes
2 xícaras (chá) de melão Orange cortado em cubinhos - utilize um bem maduro e doce
1 xícara (chá) de água
150 g de damascos secos
raspas da casca de 1 limão siciliano
1/4 xícara (chá) de suco de limão siciliano - ou ao seu gosto



Geleia de melão, damascos e limão siciliano (sem açúcar)

Preparo
Bata o melão com a água no liquidificador até virar um suco espesso. Pique os damascos em cubinhos pequenos.

Coloque os dois em uma panela de fundo grosso junto com o suco e as raspas do limão. Quando ferver, abaixe para fogo médio e deixe apurar até ficar com a consistência de geleia, mexendo com frequência para não grudar (aproximadamente 40 minutos).

Desligue o fogo, aguarde esfriar e coloque em potes com tampa previamente esterilizados. Depois de abrir, mantenha em geladeira.

Nota: a quantidade de suco de limão pode ser diminuída ou aumentada, conforme seu paladar para mais doce ou azedinho.

Bom apetite!

2 comentários :

  1. Interessante essa dica.
    A geleia ficou com uma cor linda e deve ser uma delicia
    Gostei...
    bj

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra, tive o prazer de conhecê-la assistindo sua palestra online no Instituto Gourmet e adorei a apresentação, tudo muito bem explicado, pratos saudáveis e saborosos. Gostei demais do seu blog, muito bem elaborado e repleto de coisas boas!! Eu também acredito que o aprendizado nunca termina e estarei sempre aberta para adquirir novos conhecimentos, até o meu último dia de vida. Penso que sempre temos algo novo a descobrir e estarmos abertos a isso é muito importante. Adoro fazer geleias, mas nunca fiz sem açúcar, para mim, uma novidade que vou experimentar com toda a certeza!! Sua geleia ficou com uma cor linda e uma textura excelente!! Parabéns pela palestra e também pelo rico conteúdo de seu blog!! Beijinhos

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!