12 agosto 2014

Compota agridoce de cebolas roxas

Compota agridoce de cebolas roxas


Para alimentar-se bem não somos obrigados a comer - e principalmente, a gostar - de tudo. O fator prazer é parcela importantíssima para a qualidade de vida. Algumas pessoas interpretam erroneamente o conceito de "alimentação saudável" e preconceituosamente até o criticam. 

Para mim, saúde é o oposto de doença, apesar da obviedade, é simples assim. Não sou expert e nem tenho propriedade para falar mais profundamente sobre esse assunto, então vou expor meus conceitos simplistas (confessadamente e assumidamente).

Está comendo muito sódio através de comidas processadas e industrializadas? Então, tome cuidado com seus rins, fígado, bexiga e blabla bla bla. Está acumulando gordura abdominal? Bem, nesse caso, os especialistas dizem para tomar cuidado com o coração. 

Do contrário, para esculpir um corpo na academia, pessoas alimentam-se de clara de ovos, peito de frango cozido e batata doce, isso em todas as refeições do dia, durante muitos dias! Isso é saudável? Na minha humilde interpretação, passa longe de ser.

Para alguns é importante não se privar de frituras, gorduras e doces o tempo todo na sua alimentação, ao passo que para outros, é fundamental fazer uma selfie do corpão para compartilhar nas redes sociais. Prazer e qualidade de vida para essas pessoas é isso. Não estou criticando, de modo algum, apenas pensando alto.

E onde entra o bom senso nisso? No equilíbrio! Não é necessário comer ração humana para ser considerado saudável, tampouco ter uma dieta tão pobre que não se pode permitir comer uma inocente fruta para não estragar a porcentagem de gordura do corpo. Sem radicalismos, os extremos é que causam a infelicidade, e por consequência, as doenças.

Se não gostar de algum tipo de comida, ou ingrediente, substitua-o por outro similar, ou mude a forma de preparo. Ache seu caminho, sem ser chato ou radical. E seja feliz!

Exemplo do que estou falando. Minha filha não gosta de cebola branca, mas sim da roxa, que ela come até crua. Então, parece também óbvio que essa passou a ser uma opção em casa. Sem causar stress.


Compota agridoce de cebolas roxas

Compota agridoce de cebolas roxas
(aproximadamente 150 g de rendimento)

Ingredientes
2 cebolas roxas grandes
2 e 1/2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
20 ml de vinagre baslâmico
sal a gosto


Compota agridoce de cebolas roxas

Preparo
Descasque e corte a cebola em fatias ou rodelas de espessura média. Aqueça uma frigideira anti aderente. Mantenha o fogo entre médio e baixo. Adicione na frigideira as cebolas sem usar nenhum tipo de gordura. Mexa eventualmente para que essas comecem a liberar seus açúcares e a caramelizar.

Quando estiverem mais amolecidas, adicione o açúcar mascavo. Mexa por mais alguns instantes e então acrescente o vinagre balsâmico. Acerte o sal a gosto e deixe no fogo baixo por mais 1 minuto.

Guarde em pote com tampa por até 1 semana na geladeira. Bom apetite!



Um comentário :

  1. EU gosto muito de cebola principalmente a roxa.
    Achei a receita muito interessante e tenho a certeza que ia adorar
    bjs

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!