paginas

16 junho 2014

O bolo da Fadinha

Naked Cake de laranja com ganache de frutas diversas


Toda Bruxa tem uma Fada na sua vida, e na verdade, toda Bruxa que se preze é uma delas. As bruxas são aquelas fadas que usam feitiços feitos de açúcar, especiarias - os nossos pozinhos mágicos - ervas da floresta e os seres habitantes do Reino Vegetal. Bruxas cozinham tudo no seu Caldeirão e alimentam pessoas que elas amam.

Fadas apenas espalham seu poder com sua graciosidade, seu jeitinho meigo de ser, sua delicadeza e charme. É também um tipo de bruxa porque acaba enfeitiçando quem as amam. 

Feitiços sutis ou reais, essa atmosfera mágica faz parte do seu dia a dia, dos seus relacionamentos e dos seus ideais de vida. Somos eu, a mãe Bruxa e a filha Fada dois seres que se completam, se amam e se admiram.

Pois foi para a minha filhota que fez 17 anos que fiz esse bolo. Vejam, não sou confeiteira profissional, e nunca fiz curso algum, apenas sou uma pessoa curiosa e que gosta de arriscar a fazer coisas que vejo por aí. Então aqui vão algumas das minhas considerações e dicas que estou agregando ao meu repertório para fazer esse tipo de bolo.


Naked cake é um bolo que não leva cobertura, então a aparência dele ao desenformar tem que ser perfeita. Dicas: unte e enfarinhe muito bem a fôrma. Antes de desenformar passe uma espátula pelas bordas para desprender o bolo e dê algumas sacudidas para garantir que o fundo também se soltou. Aí então desenforme, não esquecendo que o ideal é que ele ainda esteja morno. 

O tipo de massa do bolo deve ser mais estruturado. Como gosto de bolo de festa tipo pão de ló, desde que aprendi essa receita não uso outra. É um pão de ló, sim, mas leva manteiga, o que dá outra textura para o bolo. Vai por mim, se ainda não fez dessa maneira, faça e comprove.

Os recheios para o naked também têm que ser mais espessos, do contrário escorrem e o bolo desmonta. Também recomendo essa ganache cuja receita é do livro "Loucuras de Chocolate", da amiga Simone Izumi. A primeira vez que a usei foi nesse bolo, e gostei tanto que resolvi arriscar com outras frutas. Aqui usei mirtilos, framboesas e limão siciliano. Todas as versões aprovadas.

Mais uma coisa. Montei o naked com dois bolos, ou duas camadas. Se você for fazer esses em escada com vários andares tem que usar um suporte plástico próprio que é vendido em lojas especializadas em artigos para confeitaria. Aí ele fica firme e não despenca.

A decoração pode ser feita apenas com frutas, mas para que elas não escorreguem é fundamental passar um pouco da ganache no topo e aí colocar as frutas. A finalização muitas vezes é feita com açúcar pulverizado em uma peneira, mas deixe para fazer isso minutos antes da apresentação ou festa.

Vamos ver como esse foi feito?

Naked Cake de laranja com ganache de frutas diversas

Naked Cake de laranja com ganache de frutas diversas
(para fôrma com 23 cm de diâmetro)

Ingredientes
>bolo (quantidades para 1 bolo)
80 g de farinha de trigo peneirada
1 colher (sopa) de amido de milho peneirado
1 e 1/4 colher (chá) de fermento químico - para bolos
2 ovos em temperatura ambiente
1 e 1/2 colher (chá) de raspas de laranja
1 colher (sopa) de manteiga
40 ml de suco de laranja quente
>ganache limão siciliano (recheio)
200 g de chocolate branco em barra
100 g de creme de leite (pode ser o de caixinha)
50 ml de suco de limão siciliano
>ganache de mirtilos (cobertura)
100 g de chocolate branco em barra
50 g de creme de leite
50 g de mirtilos frescos
1/2 colher (sopa) de açúcar
>ganache de framboesas (cobertura)
100 g de chocolate branco em barra
50 g de creme de leite
50 g de framboesas frescas (pode usar morango se não encontrar)
1/2 colher (sopa) de açúcar

Naked Cake de laranja com ganache de frutas diversas

Preparo
>bolo
Preaqueça o forno a 180 graus. Unte e enfarinhe a fôrma.
Misture a farinha com o amido de milho e o fermento. Reserve.
Esfregue as raspas de laranja com o açúcar para perfumar. Reserve.
Dissolva a manteiga no suco de laranja. Reserve.
Usando uma batedeira elétrica, bata os ovos até obter um creme fofo e mais claro (mais ou menos uns 2 minutos). Sem parar de bater, vá pulverizando o açúcar e ao término bata por mais 1 minuto. Ainda com a batedeira ligada, acrescente os ingredientes secos intervalando com os líquidos (um pouco de um, um pouco de outro) até terminar. Passe uma espátula pelas bordas da tigela da batedeira. Desligue.
Despeje a massa na fôrma e leve para assar até ao espetar um palito no meio do bolo esse saia seco. Aguarde amornar, passe uma espátula pelas bordas da fôrma, sacuda delicadamente para soltar o bolo do fundo e desenforme. 
Repita o processo para o outro bolo.

>ganache de limão siciliano
Derreta o chocolate no microondas, programando de 30 em 30 segundos até que esteja totalmente liso (ou faça em banho maria). Mexa até esfriar (quando ao colocar um pouco nos lábios a sensação seja de frio). Junte o creme de leite e o suco de limão. Leve à geladeira por no mínimo 1 hora para espessar (ou o tempo que for necessário)

>ganache de mirtilos 
Leve os mirtilos lavados ao fogo médio com o açúcar.Quando começar a desmanchar e soltar calda, desligue o fogo e passe por uma peneira.
Derreta o chocolate (conforme explicado). Junte o purê de mirtilos e o creme de leite. Misture bem e também leve à geladeira até obter um creme espesso.

>ganache de framboesas
Leve as framboesas lavadas ao fogo médio com o açúcar. Quando começar a desmanchar e soltar calda, desligue o fogo e passe por uma peneira.
Derreta o chocolate (conforme explicado). Junte o purê de framboesas e o creme de leite. Misture bem e também leve à geladeira até obter um creme espesso.

Naked Cake de laranja com ganache de frutas diversas

Montagem
Espalhe a ganache de limão siciliano sobre um dos bolos. Cubra com o outro. Para a cobertura, faça desenhos com as outras duas ganaches com o auxílio de um bico de confeitar. Decore com frutas frescas (usei physalis, mirtilos e framboesas frescas.

Um comentário:

  1. Lindo! Aspecto visual perfeito, sem exagero nas frutinhas. Aproveito para parabenizá-la pelo blog, uma graça! Visitarei mais vezes. Sucesso sempre!
    Fernanda

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!