28 março 2014

Bolo de maracujá com calda

Bolo de maracujá com calda

Acredito que o ser humano usa de todo e qualquer argumento para defender, muito mais que seus ideais, sobretudo e principalmente o que apenas lhe convém.

Teorias, palavras de efeito, estatísticas, citações, enfim, principalmente nessa era de interatividade e conexões com todo o planeta, fico a cada dia mais convicta dessa minha observação. Não estou fazendo, com essas palavras, exatamente o que acabei de dizer?

Começo a citar uma frase que resume tudo o que poderia usar para justificar essa minha mania por bolos: "um bolo na mesa transforma uma casa em lar", dita pela Rita Lobo em um dos episódios do programa de TV "Cozinha Prática". Quer verdade maior que essa?


Ter um bolinho alonga o tempo sentado à mesa do café da manhã de um fim de semana. Estimula a ligar para aqueles amigos a virem te fazer uma visita não programada, afinal, você tem um algo gostoso e não tão demorado no preparo para oferecer com o chá da tarde. Sacia aquele momento entre uma refeição e outra de dar uma pausa em uma atividade para respirar, sentar e comer uma fatia macia de um bolo reconfortante. Um carinho para nós mesmos porque afinal merecemos!

Esse é um bolo que me agradou - e a todos que provaram - por vários motivos. Ficou muito perfumado, a cor que o maracujá emprestou para a massa ficou linda e o sabor, sério, um caso a parte. Aproveite o fim de semana e faça essa gostosura. Você não irá se arrepender. A receita veio do livro "Bolo de Avó", da Editora Senac/ Cooklovers".


Bolo de maracujá com calda


Bolo de maracujá com calda
(fôrma de furo central alta e com 23 cm de diâmetro)

Ingredientes
>bolo
110 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de açúcar
5 ovos - gemas e claras separadas
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneiradas
1 colher (sopa) de fermento em pó químico - para bolos
1 xícara (chá) de suco de maracujá concentrado (*)
>calda
3/4 xícara (chá) de suco de maracujá concentrado (*)
1/4 xícara (chá) de polpa de maracujá com as sementes
1 xícara (chá) de açúcar

(*) para fazer o suco de maracujá concentrado em casa: bata a polpa de 6 maracujás azedos grandes no liquidificador (sem acrescentar água). Passe por uma peneira para extrair as sementes.


Bolo de maracujá com calda

Preparo
>bolo
Preaqueça o forno a 180 graus. Unte e enfarinhe uma fôrma de furo central.

Bata as claras em neve usando uma batedeira elétrica. Reserve. Misture o fermento com a farinha de trigo.

Em outra tigela e também usando a batedeira, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo. Sem parar de bater acrescente as gemas, uma a uma aguardando alguns segundos a cada adição. Agora, ainda batendo em velocidade média, vá adicionando a farinha com o fermento e o suco de maracujá, alternando um pouco de um, um pouco do outro até terminar. Passe uma espátula pela borda da tigela para remover a massa não misturada. Desligue a batedeira e adicione 1/3 das claras em neve, misturando para dissolver um pouco a massa. Junte o restante das claras e mexa delicadamente com movimentos de baixo para cima somente até incorporar.

Despeje na fôrma e leve para assar até o bolo adquirir uma tonalidade dourada na superfície e ao espetar um palito no meio do bolo ele saia totalmente seco. Retire do forno e aguarde amornar. Para desenformar passe uma espátula pelas paredes da fôrma e dê pequenas sacudidas para se certificar que está solto. Coloque o prato de servir sobre a fôrma e vire de uma vez. 

>calda
Enquanto o bolo está assando, coloque o suco de maracujá e o açúcar em uma panelinha de fundo grosso. Dissolva o açúcar totalmente mexendo com uma colher. Leve ao fogo alto e quando ferver, abaixe para médio e deixe cozinhar por uns 10 minutos aproximadamente sem mexer. Quando quase estiver no ponto mais viscoso da calda, junte a polpa do maracujá. Regue o bolo com a calda ainda quente.

Nota: se utilizar uma fôrma muito desenhada, capriche na quantidade de manteiga para untar.

Se quiser mais dicas para fazer um bolo fofinho, clique > AQUI <

Delicie-se!

6 comentários :

  1. O teu bolo está tão apetitoso!
    Uma maravilha!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Sandra!
    Lembra de mim? Só passei aqui para te parabenizar por essa receita de bolo tão especial, me fez lembrar do bolos que a minha vó fazia, saudades.
    E te desejar um ótimo final de semana.
    Abraço
    Nane Saraiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nane, claro que lembro!
      Obrigada pela visita e pelo carinho. Um ótimo fim de semana para você também!
      beijos

      Excluir
  3. Este bolo está irresistível Sandra!
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  4. Bolo lindo demais da conta. Irresistível!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!