15 outubro 2013

Suflê de leite condensado


Suflê de leite condensado


No Réveillon de 1999 para 2000, nós e um grupo de amigos queridos resolvemos alugar uma casa à beira de uma represa para comemorar a passagem do ano. Uma das recomendações do dono dessa casa é que se fossemos ter alguém para nos ajudar na cozinha, então que contratássemos as pessoas que já trabalhavam para ele. 

Achamos que era uma comodidade super bem vinda, pois apesar de gostarmos de cozinhar, naquela época nossos filhos eram pequenos. A minha tinha 2 anos e meio - e havia uma piscina tão perto da casa que me colocava em vigília o tempo todo. Outras três amigas estavam com filhos de colo, uma delas com 2 semanas de vida e outra amiga estava gravidíssima. Bem, os homens cozinham super bem, porém a bagunça na cozinha ia ser um problema. Optamos pela mordomia. Grande decisão!


Ganhamos por esses dias duas excelentes cozinheiras que nos mimavam o tempo todo com seus quitutes. Uma delas, além disso, era produtora de vegetais orgânicos e nos trazia todos os dias saladas fresquíssimas. 

Bem, claro que não poderia deixar de copiar algumas das receitas que elas prepararam. Fui além e anotei outras, a que trago hoje, e desde então nunca a havia feito em casa.

Aí, no domingo passado pensei em fazer uma sobremesa fácil e que utilizasse ingredientes simples. Nada me vinha à cabeça. Lembrei de folhear meu antigo e carcomido pelo tempo caderno de receitas e essa saltou-me aos olhos. Ótima escolha. O único detalhe é que deve ser feita e servida imediatamente, como todo suflê.

Aliás, esse mocinho é temperamental para fotos. Ele cresce e fica lindão dentro do forno e pouquíssimos segundos atrás já murcha. Não cooperou para ser registrado pela foto, danadinho.

Vamos à receita?

Suflê de leite condensado

Suflê de leite condensado
(para um ramequim de 18 cm de diâmetro ou 6 individuais pequenos)


Ingredientes
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 ovos (claras e gemas separadas)
1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de licor ou suco de laranja -usei Godiva
1 pitada de sal

Suflê de leite condensado

Preparo
Preaqueça o forno a 180 graus. Unte com manteiga e pulverize açúcar no interior da fôrma ou forminhas. Recomendo as individuais por questões estéticas. Reserve.

Em uma panela de fundo grosso, derreta a manteiga. Junte a farinha e mexa até formar uma massinha. Apague o fogo. Adicione as gemas uma a uma, incorporando à massa a cada adição. Acrescente o leite condensado e o licor (ou suco de laranja). Mexa até a mistura ficar homogênea.

Bata as claras em neve com uma pitada de sal usando uma batedeira elétrica. Coloque um pouco dessa mistura (mais ou menos 1/3) na massa do leite condensado para dissolver. Agora acrescente o restante, mexendo delicadamente em movimentos de baixo para cima somente até as claras ficarem incorporadas.

Despeje a massa nos ramequins até faltando um dedo para chegar à borda. Coloque-os dentro de uma assadeira e leve-os para assar até inflarem e adquirirem uma superfície douradinha.

Suflê de leite condensado
meu caderno de receitas

Sirva imediatamente. Gostaram? Bom apetite!

Um comentário :

  1. Acho que cooperou muito bem, ficou lindo!
    E de certeza, delicioso ;)

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!