08 abril 2013

Torta de maçã muito rápida e fácil


Torta de maçã muito rápida e fácil

Algumas pessoas dizem que não gostam de cozinhar. Não gostam ou não sabem? Não sabem porque não gostam ou não gostam porque não sabem?

Para gostar ou não de alguma coisa é necessário ter alguma experiência naquilo, não é verdade? Para não gostar de cozinhar talvez foi preciso uma tentativa frustrada e desencorajadora a bloquear de vez a carreira de cozinheiro - amador mesmo - daquela pessoa. Do contrário, nossos feitos de sucesso nos incentivam a avançar nessa arte cada vez mais. 

Curiosidade aliada ao prazer, cozinhar é uma atividade como qualquer outra, requer um caminho a ser trilhado, etapas a serem vencidas. Para saber cozinhar e gostar de cozinhar tem receita também.

Na minha humilde opinião digo que não importa a idade, comece por receitas fáceis e baratas. Assim diminui o nível de tensão se não der certo porque está gastando ingredientes que talvez no final não resultem em algo bom, ou porque está desperdiçando seu tempo. Enfim, mantenha bem baixo o seu nível de expectativa.

Após a primeira tentativa de sucesso - sim claro, você se sentirá orgulhoso de ter feito "aquilo" que todos apreciaram - o céu passará a ser o limite. É começar para não mais parar.

Olha, comigo foi assim. Comecei por necessidade tardiamente e fui pegando gosto. Hoje posso dizer que é um dos meus maiores prazeres. Muitos pensam que para gostar de cozinhar necessariamente tem que gostar de comer. Bobagem! Tirando os doces, que eu confessadamente sou louca, de resto como bem pouquinho.

Bom, essa receita de hoje é uma sugestão ótima para quem quiser ter a sua primeira experiência de sucesso fazendo uma torta doce. Muito fácil mesmo. Trouxe do livro "30- Minute Vegetarian- Fast, Crative Vegetarian Food" (Joanna Farrow) e realmente me surpreendeu.

Ah, só mais um detalhe. Nunca se desmereça diante do fato da sua receita dar certo com o cruel pensamento "mas era tão fácil que qualquer um faria". Lembre-se que para correr uma maratona sempre é necessário dar o primeiro passo.



Torta de maçã muito rápida e fácil
Torta de maçã muito rápida e fácil
(fôrma 25 cm de diâmetro)

Ingredientes
>para as maçãs
3 maçãs médias
suco de 1 limão galego
120 g de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (café) de canela em pó - opcional
>para a massa
100 g de farinha de trigo
50 g de açúcar refinado
1/2 colher (café) de noz moscada ralada - opcional
1/2 colher (café) de canela em pó - opcional
1/2 colher (café) de gengibre em pó - opcional
1 ovo
100 ml de iogurte natural
50 g de manteiga amolecida (ponto de pomada - que dá para esmagar com as mãos)
1 colher (chá) de fermento em pó químico - para bolos



Torta de maçã muito rápida e fácil

Preparo
Unte o fundo e as laterais da fôrma com manteiga. Reserve. Preaqueça o fôrno a 220 graus.

>preparo das maçãs
Corte as maçãs ou descascando, descaroçando e fatiando finamente, ou como fiz, tirando os cabinhos e passando com casca e tudo pelo fatiador de legumes (mandolina). Depois é só retirar as sementes que naturalmente se desprendem do resto. Coloque essas fatias numa tigela e adicione o suco de limão, o açúcar mascavo, a farinha e a canela em pó (se gostar). Mexa até misturar tudo. Reserve.

>preparo da massa
Coloque todos os ingredientes em um recipiente e mexa com uma colher de pau até combinar.

> montagem 
Disponha as maçãs uniformemente na fôrma, cubra com a massa (use uma espátula ou faca para alisar a superfície) e leve ao forno até firmar a massa ao toque do dedo e começar a formar um caramelo borbulhando nas laterais da fôrma (aproximadamente 20 minutos, dependendo de cada forno).

Retire do forno e aguarde uns 5 minutos para desenformar, colocando o prato de servir sobre a fôrma e virando de uma vez.

Pode ser servida quente ou fria. Bom apetite!


9 comentários :

  1. Sandrinha ficou um verdadeiro pecado esta torta!!
    Estou salivando.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Sandra, que imagem deliciosa.Esta torta parece muito saborosa.Esta cremosidade das maçãs ficaram tentadoras.Eu não sei se as pessoas não gostam porque tem medo ou acham que a cozinha é para poucas pessoas e elas são para a sala apenas.Conheço muitas pessoas que olham para a cozinha como lugar de quem não tem competência para habitar outro espaço mais importante.Mas enfim, sinto pena delas, porque perdem esse prazer que a cozinha nos proporciona.Arrasou com esta receita.Beijos querida, tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  3. Que linda ficou essa tarte, tão apetitosa!

    ResponderExcluir
  4. Maravilhosa e tentadora Sandra, adorei

    beijos e feliz semana!

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Que aspecto divinal :).... Beijocas..

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. Adorei a receita, super fácil e ficou com aparência tentadora...vou fazer!bjus e boa semana.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela receita, Sandra, que já fiz várias vezes e tornou-se um de meus curingas! Aliás, obrigada também pelo cuidado com que divide conosco seus saberes! Cristina

    ResponderExcluir
  8. Por gentileza, qual o tamanho da forma?

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!