quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Ovos Nevados

Estou inaugurando o marcador "receitas tradicionais". Sou completamente apaixonada por elas, receitas que são passadas de geração em geração, que começaram sabe-se lá quando e que já foram feitas pelo menos uma vez na família de cada um de nós, ou que já provamos em situações diversas. Sabe, "receitas de vovó"? Essas delícias que aguçam os sentidos, as memórias, as recordações.


Essa, que vou passar agora, comia-se muito na casa da minha avó Eliza, mãe do meu pai. Acho que "Ovos Nevados" é uma receita tradicional portuguesa, apesar da minha avó ser brasileira e descendente de espanhóis. Bom, estamos nos referindo à Península Ibérica, enfim...


Meu outro fascínio pelas receitas de outrora é que elas são basicamente feitas com ingredientes simples. Ovos, leite, açúcar, farinha...e cada uma com um preparo diferente e resultados absolutamente diversos. Pense bem como nossos antepassados eram criativos!


Bom, vamos lá,

Ovos Nevados
(para 6 pessoas)

Ingredientes

8 ovos, separando as claras das gemas
1 litro de leite (só não use o desnatado)
1 1/2 xícara de açúcar (ou ao seu gosto)
1 rama de canela em pau
casca de 1/2 limão

Preparo
Bata as claras em neve e reserve. Em outro recipiente, passe as gemas por uma peneira  e acrescente 1 copo de leite frio, dissolvendo-as bem. Reserve também.
Em uma panela grande, ou melhor, larga, leve para aquecer o restante do litro de leite com o açúcar. Cuidado, fique de olho pois o leite entorna com facilidade ao ferver. Antes disso abaixe o fogo e, com uma escumadeira, pegue pequenas porções das claras em neve e leve à esse leite para cozinhar. Você saberá quando estiver ok quando elas espumararem e darem a impressão de tentar subir ainda mais à superfície (nessa hora você pode até achar que algo está dando errado, mas é assim mesmo, garanto). Vire então cada uma para cozinhar do outro lado. Retire e disponha numa travessa mais funda. Faça isso até ter cozinhado todas as claras, que vão parecer nuvenzinhas. Veja que elas escorreram um pouco do leite, volte essa sobra para a panela.
Agora você vai fazer o creme: adicione aquelas gemas dissolvidas no leite frio ao leite que você cozinhou as claras, acrescente a canela e a casca do limão. Confira se está bem de açúcar. Se estiver muito doce, ponha mais leite, do contrário, mais açúcar. Mexa bem, e logo você vai notar que esse caldo vai ganhando consistência de creminho. Pronto, desligue o fogo, deixe esfriar um pouco e despeje por cima das claras. Leve à geladeira e sirva quando estiver bem geladinho.

Dica: Nunca coloque as gemas diretamente no leite quente sem dissolvê-las previamente em um pouco de leite frio, pois corre-se o risco delas empelotarem.

Viu, coisas de vovó!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!